A sua cerveja feita por você!

Comentários
845 visitas


O leitor achava difícil, complexo, impensável, fazer a sua própria cerveja em casa, e com sabor e qualidade comparáveis aos das cervejarias artesanais que hoje ganham prêmios no exterior? Pois engana-se quem, mesmo morrendo de vontade de produzir a sua própria breja, ainda pensa que é uma tarefa quase impossível ou demasiadamente cara.

No sábado, 6, os Confrades do BREJAS foram convidados para participar, com exclusividade, do curso de técnicas para elaboração de cervejas artesanais ministrados por Afonso Landini, que já é um grande nome no cenário homebrew brasileiro. Com a participação da mulher, Priscila, Landini criou a A Turma Cerveja Artesanal, empresa que é hoje, de longe, a maior vendedora de ingredientes e equipamentos para cervejeiros caseiros do país.

Landini, com a paciência dos virtuosos, ministra a aula de uma forma absolutamente didática, alegre e eloqüente, nos fazendo ter vontade de largar tudo no dia seguinte e lançar-nos a criar cerveja em tempo integral. Embora o curso possa ser feito em apenas um dia, é subdividido em aula teórica e prática — essa última, o verdadeiro barato da coisa, já que o aluno é convidado a fazer a sua própria breja, no estilo que escolher. Sem afobação e demonstrando verdadeira paixão pelo que faz, Afonso diz como escolher os maltes e fermentos, monta as panelas, ensina a brassar, clarificar, ferver, lupular. Tudo ali, em tempo real, sob os olhos e com a ativa participalção dos futuros homebrewers.

O resultado da alquimia que fizemos juntos, BREJAS e Landini, só será conhecido lá pelo final do mês. No momento em que você lê estas linhas, a “BREJAS Pale Ale” solta alegres bolhas de fermentação, para depois dormir placidamente o sono que a fará madura. “Paciência é uma virtude”, não cansa de nos lembrar o Afonso Landini. E ele sabe muito bem o que diz.

__________________

SAIBA MAIS:

Para assistir o vídeo ilustrativo do curso ministrado ao BREJAS, clique AQUI. Conheça A Turma Cerveja Artesanal, os equipamentos e insumos que comercializa, bem como a programação dos próximos cursos, clicando AQUI.

6 Respostas para “A sua cerveja feita por você!”


  • 1 Luis Antonio Teixeira

    Grande Brejas !!!!!!! Grande Afonso !!!!!! Maravilha de video !!!!!!
    É isso mesmo é o hobby mais prazeroso do mundo.E posso afirmar categóricamente que existe cerveja caseira melhor que muita cerveja de Macro e Microcervejaria por aí.
    Fico muito feliz em vê-los ”Iniciados” na Irmandade do homebrewers.Estes sim são verdadeiros artesãos da cerveja.
    O Menke deve ter adorado.
    Me desculpem por não poder estar com vocês nesse dia , espero degustar a cerveja que fizeram.
    Dá muito trabalho sim, mas o resultado é sempre recompensador para os persistentes.
    Ontem mesmo perdi 15 horas fazendo uma Weiss para o aniversário da minha filha, acreditem vocês ou não aromatizada levemente com Capim Limão (cidreira) e com fermento Trapista aí do Afonso.Vamos ver no que vai dar.

    Forte abraço brejeiro !!!!

  • Muito bom o vídeo… deu sede agora, mas eu espero atéo fim do mês para experimentar essa Brejas Pale Ale…

    Abraços

  • Luis, adorei demais essa história de fazer cerveja.
    Confesso que tive dificuldades para dormir, depois do curso, tamanho foi meu prazer em participar e aprender sobre esse processo. As imagens não paravam de vir à mente. O aroma do mosto, antes e depois da fervura, são deliciosos!
    Lembrei muito de você e da nossa conversa no dia da festa do Brejas.
    É trabalhoso e difícil. Mas compensador, como você disse.
    Tomamos lá, graças à generosidade do Afonso (graaaande Afonso!!) duas brejas feitas por ele. Ambas deliciosas, refrescantes. A IPA estava com ótima drinkability, tanto que só paramos quando o barril fez pfffffff.
    Aumentei ainda mais minha admiração por todos os homebrewers!
    Grande abraço à todos : )

  • 4 Luis Antonio Teixeira

    É isso aí Menke. Aquele dia você me falou que queria aprender.Mãos a obra e se precisar de ajuda pode contar comigo.
    Se você gostou do aroma do mosto, precisa sentir então o aroma da fermentação. É melhor ainda, e ele muda conforme o tempo decorrido.È o ”hálito” da cerveja ao nascer.
    Parabéns e espero um dia degustar uma cerveja feita por você.

    abração,

    Ps – Gostei do pffffffffff.

  • 5 Renato Vialro (Pocotó)

    Olha sempre tive essa curiosidade, naum conhecia os cursos nem o site A TURMA CERVEJA ARTESANAL, quem sabe naum me aventuro nessa estrada, complicado eh que eu moro em predio dai fica dificl cirar uma fabriqueta aqui em casa. Onde e quando foi esse curso, terão outros, tem algum na região de campinas ?????

  • Renato,
    Você consegue as informações sobre os cursos no site do pessoal. Eles fazem muitos cursos em São Paulo.
    Quem sabe, havendo número grande de pessoas, não fazem mais uma vez aqui em Campinas.
    Grande abraço : )

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]