Garotas cariocas, cerveja e sangue-bom!

Comentários
1.861 visitas
Luciane, Tati, Talita, Duda, Flávia e Regina: Charme carioca a serviço das boas brejas.

Luciane, Tati, Talita, Duda, Flávia e Regina: Charme carioca a serviço das boas brejas.

Foi exatamente no dia 19 de setembro de 2008 que a advogada carioca Tatiana Gomes se deu conta que teria de resolver um problemão: Havia tantos rótulos de boas brejas disponíveis e não poderia degustá-los sozinha. Não se deu por vencida, usou a internet e prontamente reuniu mais cinco amigas pra dar conta do serviço com ela. À Tati juntaram-se Regina Carvalho, Eduarda Dardeau (a Duda), Flávia Melo, Luciane Tavares e Talita Figueiredo. Estava formada a FemAle Carioca, confraria que reune apenas mulheres para degustar e aprender sobre cerveja.

E os homens? A cuecada participa, sim, dos encontros, mas como meros coadjuvantes, cozinhando pratos para harmonizar com as brejas a serem degustadas pelas meninas. Sim, senhores, que fique bem entendido: Os homens servem as mulheres!

FemAleCarioca3

O nome da confraria vem da junção de dois significados: A “família” cervejeira Ale (comumente chamada de “alta fermentação”) — o que não significa que elas degustem apenas as brejas Ale — e female, que em inglês quer dizer feminino. A logomarca, lançada durante a Brasil Brau 2009, é puro charme na marca de batom no copo e no Pão de Açúcar estilizado. Nada mais female. Nada mais carioca.

As reuniões acontecem mensalmente e as degustações são sempre às cegas, partindo da definição de um estilo específico de cerveja escolhido com antecedência. Como todas as meninas são ligadas, de alguma forma, à ACervA Carioca (grupo que congrega cervejeiros caseiros do Rio de Janeiro), convidados ilustres costumam dar as caras, a exemplo dos homebrewers Ricardo Rosa e Leonardo Botto — este, por sua vez, marido e “muso inspirador” de Tatiana.

No mais alegre espírito carioca, nos convescotes das meninas acontecem festas homéricas. Já rolou baile de Carnaval, festa mexicana e até mesmo uma balada ao estilo rave, que só teve seu fim após o sol despontar na Baía de Guanabara. Tudo, claro, depois das degustações propriamente ditas, as quais são encaradas com a seriedade que a atividade requer.

E as traquinagens dessas lindas meninas chegaram recentemente a um ótimo ponto: As FemAles agora produzem suas próprias cervejas. Viraram homebrewers, e de mãos cheias! A criatividade transborda em brejas como a India Pale Ale da Luciane, a Beide, feita com cardamomo pela Talita, a Maragataia, da Regina, que usa gengibre na receita e a Rosas, da Duda, elaborada com adição da própria flor! Existe algo mais docemente female?

A exemplo da mineira Confece, as meninas da FemAle Carioca provam que cerveja é, ao mesmo tempo, coisa séria e diversão, atributos que convivem numa harmonia contagiante. E que cerveja é, sim, coisa de mulher!

Entre belas: Este feliz escriba com as FemAles cariocas e o homebrewer Ricardo Rosa durante a Brasil Brau 2009.

Entre belas: Este feliz escriba com as FemAles cariocas e o homebrewer Ricardo Rosa durante a Brasil Brau 2009.

4 Respostas para “Garotas cariocas, cerveja e sangue-bom!”


  • O texto tá show, Maurício!

    Um adendo: além dos encontros mensais, temos a série Desbravando Bares, em que exploramos os bares cariocas que vendem cervejas especiais. Uma delícia!

    Super beijos

  • poxa, que legal!

    Eu me sinto “tão só” conversando com rapazes sobre o assunto! Não sou profunda conhecedora como as meninas (sou “bebedora artesanal”) mas de qualquer forma, é um alento saber que existe mais alguém que tem os mesmos interesses que eu….

    De qualquer forma, existe algum site, alguma “forma” onde eu possa me comunicar/filiar?

    Beijos

  • Vida longa a cerveja !

    Parabens mulherada!

  • Nossa, eu entrei no site de vocês a uma semana mais ou menos e curti demais…

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]