Chega ao Brasil o Mestre-Cervejeiro alemão Stefan Grauvogl

Comentários
854 visitas

stefan.JPG

Daniel Rolfsen, Alexandre Menke e Mauricio Beltramelli (BREJAS), Stefan Grauvogl e Alexandre Bazzo (Cervejaria Bamberg)

Preparar uma rauchbier (cerveja defumada), tradicionalíssimo estilo criado na cidade alemã de Bamberg, não é uma tarefa para qualquer um. Mas é exatamente esse o objetivo do Bier Sommelier e Mestre-Cervejeiro Stefan Grauvogl, cujo desafio será preparar a rauchbier na Cervejaria Bamberg de Votorantin (SP), com ingredientes trazidos da cidade bávara. Grauvogl fez sua primeira cerveja aos 15 anos de idade e com 23 formou-se Mestre-Cervejeiro na Universidade Doemens, em Munique. Neste período começou a prestar consultoria para importantes cervejarias dos EUA, Japão, Singapura, China, Rússia e outros países. É hoje um dos 160 Bier Sommeliers do mundo todo, e atua na maltaria alemã Veyermann.

Stefan esteve no último sábado, 9, no Bar do Italiano, em Campinas (SP) onde, juntamente com Alexandre Bazzo, da Cervejaria Bamberg, conferiu uma palestra sobre o estilo rauchbier e demais brejas elaboradas a partir de maltes defumados, bem como técnicas de degustação de cervejas. Ao final da exposição, os cervejeiros juntaram-se aos Confrades do BREJAS num alegre bate-papo no qual, entre um gole e outro da excelente schwarzbier da Bamberg (ainda não disponível no mercado), falamos sobre o panorama cervejeiro nacional e sobre a microcervejaria de Votorantim, que está investindo cada vez mais na produção de estilos variados de cervejas.

E, quando a tão aguardada rauchbier ficar pronta, voltaremos nesse espaço para falar dessa breja, bem como da fascinante história desse estilo centenário.

7 Respostas para “Chega ao Brasil o Mestre-Cervejeiro alemão Stefan Grauvogl”


  • Nunca tomei…

  • Marco,

    A Eisenbahn tem uma rauchbier entre os seus rótulos. Experimente e depois comente aqui o que achou!

    Um abraço.

  • Olá Confrades, Mauriío gostaria que comentasse como foi
    esse “bate-papo” com Stefan Grauvogl, algumas dedicas de como degustar
    varias cervejas!!
    Eu tenho me fascinado com brejas muito boas, mas gostaria de me aprofundar mais,
    ser percepitivél com meu paladar e poder notar cada composto dessas brejas!!

    As que já bebi e tenho grandes duvidas:

    Wheihenstphener Tradition Bayrish Dunkel
    Old Splekhen
    Paulaner Salvator
    Wexford Irish Cream Ale

    Essas são brejas que adoro mas, tenho algumas dificultades de
    perceber algums notas que elas tem!!
    Gostaria que os confrades do brejas podessem me ajudar!!

    Abraço a Todos!!

  • Olá, Thiago!

    O papo com o Stefan girou basicamente em torno da nova cerveja do estilo rauchbier (defumada) que ele veio preparar para a Bamberg. Na palestra em si, ele discorreu sobre métodos e dicas de degustação. Mas essas dicas você encontra todas na nossa seção “O Guia”, no menu verde no canto esquerdo dessa página.

    Com relação às suas últimas degustações, ótimos rótulos! Veja o que cada Confrade do BREJAS acha sobre cada um deles no nosso Ranking e divirta-se!

    Grande abraço.

  • […] a novíssima cerveja no estilo rauchbier da Cervejaria Bamberg fez a sua estréia oficial, após a visita do Mestre-Cervejeiro Stefan Grauvogl, que veio da Alemanha especialmente para produzi-la. Para harmonizar, foram servidas costelinhas de […]

  • Pude experimentar ontem essa Breja tão maravilhosa e posso dizer como bom curioso que sou, que é a melhor Rauchbier nacional, a Eisenbahn não chega aos pés dessa. Vc percebe no aroma a sua “defumação” de uma maneira leve e não enjoativa, sempre tive como referência a Schlenkerla Rauchbier, mas achava que era demasiado beber uma garrada inteira pois se tornava enjoativa, mas com a Bamberg, eu bebi 3 long necks e nem enjoei, ela é bem leve no seu sabor e deixa um retrogosto defumado sem ser enjoativo. Parabéns para a Bamberg, depois da melhor Weiss Nacional, agora vem com a Rauch de primeira..

  • 7 Rodolfo/David/Gustavo

    Ele é o MeenKee…
    ae degustador eu nao sei mais professor ele deita.

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]