Cerveja para iniciantes em degustação

29 Comentários
8.067 visitas

degustacaoexpress.JPG

Degustar cerveja é uma delícia, ninguém há de negar. Mas começar a entender um pouco do assunto leva tempo, dedicação e muitas vezes uma boa quantidade de rótulos de cervejas consumidos.

A fim de auxiliar o “novo” degustador, BREJAS elaborou uma seleção de 25 bons rótulos, um para cada principal estilo cervejeiro, em sua grande maioria fáceis de achar e com preços acessíveis. Procuramos ser abrangentes na seleção, tudo para possibilitar a quem está começando agora poder “entender” cada estilo de cerveja sem gastar rios de dinheiro. E pra quem já começou a degustar, o guia serve, pelo menos, para “acelerar” os conhecimentos no assunto.

O guia 25 Cervejas que todos devem experimentar está na seção “As Melhores”. Leia sem moderação.

Cursos do BREJAS

Confira o programa de Cursos e Palestras do BREJAS. Para quem quer aprender a degustar com conhecimento, o Curso de Degustação de Cervejas e Cultura Cervejeira. E, para um evento realmente diferente na sua empresa, com informação cervejeira e também diversão, a Palestra-Apresentação corporativa O Mundo da Cerveja.

29 Respostas para “Cerveja para iniciantes em degustação”


  • Maravilha de lista !!!

  • O carcereiro pergunta:
    -Qual seu último desejo?
    -Tomar as vinte e cinco birras desta lista 🙂

  • Excelente iniciativa!

  • Putz ainda não esperementei nenhuma delas…
    Afinal ainda fico satisfeito tomando uma Original, ou uma Serra Malte …

    Porem um dia serei um bom degustador dessas maravilhas..
    estou muito novo ainda.

  • Sugestão para a lista: Hoegaarden.

    F.

  • Fabio, a Hoegaarden ja estava presente na lista. De qualquer forma, voce tem razao, ela nao poderia ter ficado de fora pois e’ um exemplo classico de witbier e deve ser degustada obrigatoriamente.
    abracos

  • 7 Giovanni Maglia

    Acho que faltou na Lista uma Cerveja Gaucha chamada Coruja… uma das melhores que ja tomei… vale a pena.

  • Uma maravilha de lista alias entre as cervejas Brasileiras simples faltou ai a Antartica Original mas parabens a todos pela pesquisa que ca pra nos deve ser dificl de fazer ne gente

  • Giovanni,

    A Coruja Cerveja Viva é comercializada apenas no Rio Grande do Sul, devido à exigência de mantê-la sempre refrigerada, o que dificulta sua distribuição. Assim, aqui em SP ela ainda não apareceu para que a avaliássemos.

    Mas estamos loucos para experimentá-la. A fama dela é boa…

    Um abraço.

  • Sugestão para degustação: Estou trabalhando com uma holandesa e ela disse que eu deveria experimentar sem dúvida a belga KWAK. Já ouvi falar dela em outros fóruns e ela ainda não está no Ranking!! Ela é famos pelo seu copo único que pode ser visto nesse site: http://bestbelgianbeers.wordpress.com/2007/12/20/kwak-a-belgian-beer-in-a-unique-glass/

    Espero que voces consigam encontra-la no brasil, digam onde! Abraços

  • 11 Daniel C. (BREJAS)

    Leonardo, salve!

    A Pauwel Kwak está no Ranking sim, sendo que já a tomamos por diversas vezes, inclusive no seu maravilhoso copo. Sua média no Ranking é 3,84.

    Abraços.

  • A Pauwel Kwak é importada no Brasil pela Casa da Cerveja e pode ser encontrada em alguns lugares de São Paulo, como no Tortula, só não é muito em conta!

  • Também tem nos sites nono bier e cervejasnet

  • 14 Fábio Lins SND

    Já tive o prazer de degustar 16 das 25 cervejas da lista. Meu destaque vai para a Tripel Karmeliet. Dá vontade de de ajoelhar toda vez que tomo uma! Como já disseram, excelente iniciativa. Sou visitante assíduo deste site e o recomendo a todos que pretendem se iniciar na arte de degustar uma boa cerveja. Parabéns e abraços a todos!

  • Fábio,

    Valeu pela força. O incentivo dos leitores é mais que importante pra gente.

    Um abração e continue conosco.

  • 16 Carlos Candeias

    Um grande abraço de Portugal!

    Eu descobri este site assim por acaso e fiquei muito surpreendido com a qualidade dos “brejeiros” e da suas apreciações sobre a centenas de cervejas que se podem encontrar no ranking brejeiro. Fiquei a aprender muita coisa, tudo graças a voces. EU só há pouco tempo comecei a dar mais valor à cerveja, até porque o meu país é mais virado para o vinho, como devem de saber. Infelizmente temos muito pouca variedade cervejeira, e isso deixa-me muito desiludido. A minha sorte é os hipermercados onde posso encontrar cerveja importada, mas geralmente muito cara.

    Desta lista de 25 só degustei 2 (parece incrível), mas andei a perder tempo com as ditas cervejas comerciais (calsberg, sagres, heineken, etc…) e foi graças as voces que descobri estas marcas, mas penso que ainda vou a tempo de tentar apreciar as verdadeiras cervejas.

    Provei a Duvel e a Newcastle brown ale em garrafa de vidro. A duvel é sem duvida de grande categoria, com um paladar acentuado, e aquela espuma maravilhosa que em fez delirar. A newcastle é igualmente boa, mas considerei mais fraquinha que a duvel.

    Como nao sou especialista, custa-me identificar os diferentes aromas das cervjas, e explicar aki akilo ke sinto. Vou tentar visitar regulamente o site, e esperar mais novidades de vós, compatriotas Brasileiros. Um abraço de Portugal! Carlos Candeias.

  • Olá, Carlos!

    Com certeza aí em Portugal, em bons supermercados, você encontrará cervejas de estirpe a bons preços (mais baratos do que aqui, em função da distância).

    Ou então, considere planejar algumas horinhas de trem (ou EasyJet) até a Bélgica. Pra você, fica mais fácil e barato do que pra nós!

    Um grande abraço d´além-mar e continue acompanhando o BREJAS!

  • 18 Carlos Candeias

    Essa do easyjet é sem duvida uma excelente ideia… pagar somente 30€ para ir a kualker local da europa é fantatstico. É mais barato o avião do que o comboio (trem).

    O vosso ranking é muito elaborado, e muitos parabéns pelo brejas.

    Sem duvido que me tiraram das trevas em relação à cerveja.

    O meu objectivo agora é provar o top 5 do vosso ranking, mas não é facil…

  • Brejas, vcs tinham que por o top 10 ? top 5 algo assim ? oque acham ?

    para provarmos …

  • 20 Mauricio Beltramelli

    Olá, Marco!

    Repare que nessa relação colocamos as nossas notas do Ranking para cada cerveja. Então, basta apenas checar as 10 ou 5 cervejas com as maiores notas.

    Um abração.

  • Será meio difícil encontrar todas essas cervejas se não procurar em outras cidades maiores que a minha; Creio que apenas sete destas cerevjas estejam disponíveis nos mercados locais, mas nem por isso vou deixar de prová-las 😀 Só uma dúvida: apesar de morar no Paraná, é de meu conhecimento uma cerveja chamada Bossa Nova que é produzida em Recife ou algo assim, já provaram?

    Abraço e parabéns pelo bom trabalho de vocês!

  • Quando estive em Amsterdam, tive o prazer de degustar duas cervejas da local Brouwerij ‘t IJ, a Natte, que é uma dubbel, e a Zatte, que á uma tripel. Achei as duas excelentes. Como não sou um degustador, sugiro que vocês se informem a respeito e possam nos dar sua opinião sobre esta cerveja.
    A página da cervejaria: http://www.brouwerijhetij.nl/eng/index.html
    Abraços

  • Guilherme,
    Ainda não provamos a Bossa Nova. Assim que botarmos as mãos nela, faremos a avaliação.

    Zé Neto,
    O Confrade Miga já experimentou a Natte Dubbel. Dê uma olhadinha no Ranking e confira a nota que ele deu à breja.

    Um grande abraço.

  • Que nota vcs dão a cerveja, Empório Icaraí i idealizada pelos niteroienses proprietários da delicatessen vendida em garrafas de 600 ml.

  • Coloquem na lista.

    Kunstmann Torobayo e Kunstmann Miel

    made in Chile.

  • um dia eu finalizo essa lista haha!

  • Estou iniciano no universo das Brejas Especiais, já tomeis algumas da lista e quero me aprojundar deste mundo. Aqui em Blumenau temos algumas cervejas artesanais, vou começar pelas da região. Valeu.

  • Estou começando. Acabei de pedir para Carlos, dali da loja da Rua Curitiba, em BH, para me dar uma dica. Agradeço muito a ele por sugerir a Bamberg Rauchbier.É aquilo mesmo que ele falou. Gostei muito também da indicação do site.
    Saudações a todos

  • – Valeu pelas dicas. Sou iniciante no mundo cervejeiro de qualidade e pretendo degustar todas as cervejas indicadas.
    – Degustei em Roma uma cerveja Belga muito especial chamada Blanche de Bruxellas, não encontrei aqui em Curitiba, se acharem vale a pena conferir.

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]