Schin é absolvida no “Caso Zeca Pagodinho”

Comentário
3.828 visitas

zecapagodinho

A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) acionou na Justiça a Primo Schincariol Indústria de Cervejas e Refrigerantes S.A. e a Fisher América Comunicação Total (agência de publicidade) sob a acusação de publicidade depreciativa. O pedido, no entanto, foi negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que entendeu não existir alusão comparativa negativa à marca da AmBev, a cerveja Brahma, em propaganda da Schin.

Na ação inicial encaminhada à Justiça paulista, a AmBev pleiteava indenização por danos morais e materiais por conta de uma propaganda veiculada em jornais de grande circulação com “cunho comparativo entre as fabricantes de cervejas”. Em primeira instância, na 27ª Vara Cível do Fórum João Mendes, a AmBev perdeu. Recorreu, mas perdeu novamente no tribunal.

No entendimento da Turma do TJ paulista, a propaganda da Schincariol “faz uma retrospectiva do que tem ocorrido entre as duas fabricantes de cerveja”, relembrando o episódio envolvendo o cantor Zeca Pagodinho. Em 2004, a AmBev contratou o compositor, até então garoto-propaganda de sua concorrente Schincariol, para estrelar a nova campanha da Brahma. O relator do caso foi o desembargador Natan Zelinschi de Arruda “O conteúdo publicitário faz referência expressa ao ator simpático e carismático, além de mencionar expressamente ‘Zeca Pagodinho’ na parte direita superior da publicação em questão [no que se refere ao símbolo das duas empresas]. Assim, não vislumbra que o caso tivesse sido desviado para outra demanda, mas, ao contrário, o conteúdo publicitário que originou a demanda faz trocadilhos, bem como comparações, ou seja, destaca a propaganda competitiva, além de ressaltar a beligerância existente entre as cervejarias (…). A publicação se caracteriza pelas sutilezas existentes no mercado de publicidade mesmo porque os comerciais de cerveja têm cunho humorístico e, na maioria das vezes, abrangem interpretações dúbias”, ressalta o acórdão.

Além de contestar semelhanças com a marca que produz na propaganda da cerveja Schin, a AmBev argumenta que a concorrente qualificou a Brahma como “cerveja estrangeira” e que essa informação também era uma forma de xenofobia.

“A Cervejaria Schin é integralmente brasileira, enquanto a produtora de cerveja Brahma teria a participação acionária de estrangeiros, por si só, em nada altera o patrimônio empresarial de nenhuma das empresas e, ainda assim, a referência sobre a Bélgica não implica o aspecto xenófobo alegado, já que é público e notório serem os chocolates belgas muito apreciados no Brasil”, afirma o desembargador Natan Zelinschi de Arruda, em acórdão, que contou com a participação dos desembargadores José Carlos Ferreira Alves e Álvaro Passos.

O relator da decisão afirma que a AmBev não tem direito à danos morais e materiais já que o “ataque odioso” mencionado pela empresa na ação movida contra a concorrente é uma “alegação inócua”.

Da decisão, ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Fonte: DCI

1 Respostas para “Schin é absolvida no “Caso Zeca Pagodinho””


  • Peraí que eu tava por fora! rs

    Chamar cerveja de belga agora é pejorativo? A Bélgica que devia processar a Schin por difamação! 😀

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]