Cervejas especiais foram as que mais cresceram em 2011; Importações dobram de volume

Comentário
2.648 visitas

beerstore

Produção total de cerveja cresce 3,3% em 2011

Em um ano com reajuste de impostos para bebidas e salário mínimo sem aumento real, a indústria de cervejas no Brasil não esperava bons resultados. A espectativa de 2011 era igualar a produção à do ano anterior. Previa-se até queda. Os mais recentes dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) da Receita Federal, contudo, mostram aumento de 3,37% no volume fabricado no País.

É a primeira vez, desde que o Sicobe foi implantado no primeiro trimestre de 2009, que é possível comparar a produção de um ano com o outro. Os números da Receita, considerados os mais precisos do mercado, mostram que a produção alcançou 13,3 bilhões de litros – 433 milhões a mais que os 12,8 bilhões de litros de 2010. As cervejas especiais, segundo especialistas, foram as responsáveis por salvar o ano.

Cervejas para a classe B

“As classes C e D continuam consumindo mais cerveja, mas as marcas mais baratas. Nesse cenário, o que a classe B faz? Busca um diferencial que, no caso, são as cervejas especiais ou premium”, diz Adalberto Viviani, especialista da Concept Consultoria, focada no setor de bebidas.

Viviani explica que nesse segmento estão marcas de cerveja artesanais – ou “gourmet” -, feitas com malte puro, como a Colorado, de Ribeirão Preto. Produtos menos elaborados, com cereais não maltados (milho, arroz) – mas com posicionamento de preço acima das marcas populares – também fazem parte desse grupo. A Budweiser, da Ambev, e a Devassa, da Schincariol (Kirin) são um exemplo.

Procura por cervejas especiais ainda vai aumentar

Essas cervejas são as que devem apresentar maior ritmo de crescimento também em 2012, segundo análise do Banco Fator. “O aumento no consumo de produtos premium será o grande diferencial de resultados nos próximos anos, concomitantemente ao crescimento total de volume de cerveja”, diz um relatório da instituição.

“Não temos os números do ano fechados ainda, mas com certeza serão bons porque batemos recordes de produção em outubro e novembro”, diz Patrick Zanello, mestre cervejeiro da Colorado. “Chegamos a 100 mil litros ao mês, marca que nunca alcançamos”, completa ele. A cerveja Paulistânia, produzida pela importadora Bier & Wein em parceria com a indústria de bebidas Contini, também teve alta de vendas em 2011. “Crescemos 55% em volume”, diz Marcelo Stein, diretor da empresa.

Importações bateram recordes

As importações de cerveja, de acordo com Stein, bateram recordes no ano passado. Citando números oficiais, Stein afirma que a importação saltou de 22,1 milhões de litros em 2010 para 44,4 milhões de litros em 2011.

Os maiores volumes, afirma, foram trazidos por grandes cervejarias globais com atuação no Brasil, como Ambev (Anheuser-Bush InBev) e Heineken. Os países de origem da maior parte das importações são a Holanda, Uruguai, Argentina e México.

Na Bier & Wein, uma das maiores e mais antigas importadoras do País, os volumes cresceram 30% em relação a 2010. “Os brasileiros estão aprendendo a cultura da cerveja e descobrindo novos sabores”, declara Stein.

Juntas, importadas e especiais, essas cervejas representam de 4% a 6% do consumo nacional, conforme estimativas do setor. “Nos próximos três ou cinco anos, esse porcentual deve chegar a 9%, afirma Viviani.

Fonte: O Estado de S. Paulo

1 Respostas para “Cervejas especiais foram as que mais cresceram em 2011; Importações dobram de volume”


  • 1 franz, Celso luiz

    Ola, realmente esse é um fato real
    no nosso empório no final de 2010
    possuíamos no estoque 190 cervejas diferentes,
    no final de 2011 o estoque são 271 procedentes de 16 países
    isso é incrível e muito bom para os exigentes consumidores.
    franz Jundiaí são paulo

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]