Entrevista com Mike Siegel, cervejeiro da Goose Island (EUA)

Comentários
1.781 visitas

MikeSeigel

Estrela da Goose Island virá ao Brasil em julho apresentar suas cervejas

Na semana passada, este Blog revelou com exclusividade, em entrevista com Maurício Landi, gerente de marketing da AmBev, os rótulos que aportarão em julho no Brasil da cervejaria americana Goose Island, de Chicago (EUA), uma das mais representativas da nova escola cervejeira americana.

Juntamente com elas, virá ao país Mike Siegel, o badalado cervejeiro da marca. Na entrevista que Siegel concedeu também com exclusividade para o BREJAS, ele conta mais sobre as cervejas, além de revelar detalhes sobre a colaborativa que virá fazer na mineira Wäls usando barris de cachaça mineira, sua relação com a AB-Inbev, criações maturadas em barris de bourbon e outros bichos.

Com vocês, Mr. Mike Siegel!

GooseIslandCervejas

BREJAS – Na semana passada, o executivo da AmBev Maurício Landi nos adiantou que vocês vão começar a história da Goose Island no Brasil com as cervejas IPA e a Honkers Ale. Você poderia nos contar um pouco mais sobre essas cervejas?

MIKE SIEGEL – Primeiramente gostaria de agradecer o convite para esta entrevista e também dizer que é um prazer lançar a Goose Island no Brasil. Temos acompanhado o cenário do mercado de cerveja artesanal no seu país há alguns anos, e ver como ele está crescendo e mudando em tão pouco tempo é algo muito legal. Falando sobre as cervejas, a Honkers foi a primeira cerveja produzida pela Goose, é uma autêntica English Standard Bitter. É um estilo de cerveja que o John (Hall, fundador da cervejaria) era, e é, um grande fã, mas era super difícil de encontrá-la nos EUA naquela época. Então, quando ele abriu o brewpub da marca em 1988, começou a fazer este e outros estilos europeus. Ela tem um bom equilíbrio entre malte e lúpulo, com 4.2% de teor alcoólico. Sobre a Goose IPA, é um mix entre as IPAs americanas e a tradicional IPA inglesa, trazendo lúpulos dos dois países. É produzida com o malte Backbone, que permite que o lúpulo possa ser a estrela da cerveja. Para realçar ainda mais, nós usamos o método dry hopping na produção, com os lúpulos Cascade e Centennial, uma combinação que gera notas cítricas e aromas que lembram pinho. É uma cerveja que ganhou medalha de ouro no World Beer Cup de 2010 e outras seis medalhas no Great American Beer Festival.

Goose & Wäls

BREJAS – É verdade que a Goose e a Wäls farão uma cerveja colaborativa? Poderia nos contar mais sobre isso?

M.S. – Sim, é verdade, e fico muito feliz em falar que eu estarei pessoalmente no lançamento no Brasil em Julho. Vamos eu e mais três pessoas do time, e vamos aproveitar a visita para produzir a cerveja colaborativa com o Zé Felipe, na cervejaria Wals, em Belo Horizonte. Ainda estamos discutindo o estilo e os ingredientes, mas já posso falar que ela será envelhecida em barris de cachaça mineira, e isso é muito legal e intrigante para mim. Estou pronto pra explorar os ingredientes do seu fantástico país e experimentar as cervejas maravilhosas daí. Darei mais detalhes em breve.

BREJAS – A Goose Island é conhecida no mundo todo por dominar a técnica de envelhecimento de cervejas em barris, sendo uma das primeiras marcas a desenvolver essa técnica no mundo, a qual, hoje, é mais comum. Você poderia nos dizer mais sobre o programa de envelhecimento em barris da Goose? Como isso surgiu?

M.S. – A prática de envelhecimento em madeira é feita há séculos. Na Goose Island envelhecemos cervejas em muitos tipos de barris, mas a maioria é de vinho ou bourbon. Os tipos de cervejas que fazemos nestes barris são muito diferentes, e a cerveja que vai bem em barris de bourbon não vai bem em barris de vinho. Nossos barris de vinho são apenas fermentadores secundários, e como é a segunda vez que eles são utilizados, dão menos aroma de carvalho à cerveja. Estas cervejas que fazemos são inspiradas pelas cervejarias belgas que fazem que fazem estilos intencionalmente azedos, como as Lambics. O que começou com a Goose Island em 1992, foi o envelhecimento em barris de bourbon. Foi algo completamente inovador, nunca tinha sido feito por uma cervejaria. Greg Hall, mestre cervejeiro e filho do fundador John, estava em um jantar sentado ao lado de Booker Noe, mestre destilador. Greg estava curioso, conversando sobre o envelhecimento de cerveja em barris de carvalho, e na conversa conseguiu alguns barris de bourbon, que anteriormente eram de propriedade de Booker. Greg fez uma cerveja especial, uma Imperial Stout, a colocou nos barris e, pronto, a história foi feita: o resultado foi a Bourbon County Stout, e deixou os cervejeiros tão surpresos que eles nem sabiam o que fazer com ela. Ela foi inscrita em competições que a rejeitaram, por ser muito fora do comum na época. Mas não demorou muito tempo para os apreciadores e aventureiros perceberem que a complexidade da cerveja era inigualável e única. Ela foi vendida comercialmente em 2005, e ganhou prestígio e popularidade desde então. Nós liberamos a Bourbon County Stout, juntamente com variantes como a nossa Bourbon County Barleywine e Coffee Stout, para alguns estados dos EUA, na Black Friday, no final de novembro. No ano passado, em Chicago, tivemos 1000 pessoas fazendo fila do lado de fora da cervejaria em temperaturas abaixo de zero, alguns por até 15 horas, tudo isso para ter a oportunidade de comprar alguns exemplares. Tivemos centenas de pessoas que vieram de Los Angeles, São Francisco, Nova York, e muitas outras cidades. Hoje em dia, o envelhecimento de cervejas em barris de bourbon é praticado por quase todas as cervejarias dos EUA.

GooseIsland Logo

AB-Inbev incomoda?

BREJAS – Sabemos que a Anheuser-Busch Inbev possui o controle da Goose Island desde 2012. Quais foram os impactos positivos e negativos disso para vocês? Criaram-se barreiras para inovações?

M.S. – Ainda operamos de maneira independente em Chicago, mas é claro que temos laços estratégicos e respondemos para a Anheuser-Busch Inbev. Foi algo muito importante para viabilizar nosso crescimento. Ganhamos força na distribuição de nossas cervejas e também viabilizamos a aquisição de diversos equipamentos e ingredientes que nos permitiram aumentar ainda mais nossas inovações e produção das cervejas que estão em linha. A Goose tem a paixão pela cerveja enraizada em sua história nos funcionários, isso foi o que John nos ensinou e continuamos fazendo, sempre inovando e mantendo o prazer em produzir cervejas cada vez melhores.

BREJAS – Vocês tem alguma inovação planejada nos EUA? Poderia nos contar algo em relação a isso?

M.S. – Nosso espírito de inovação está mais forte do que nunca! Acabamos de lançar uma cerveja dourada, a Fulton Street Blend, elaborada com o método que chamamos de “dry-beaned”, com café torrado. Ao deixar o grão inteiro recirculando na produção da cerveja através de uma pequena embarcação que os segura, extraímos grande aroma e sabor, sem influenciar na cor. A resposta tem sido fantástica. Nós também acabamos de lançar um Radler, que é uma mistura de cerveja e refrigerante, originalmente um conceito da Alemanha. Fizemos com pepino, limão, hortelã e refrigerante, e misturado com a 312 Wheat. É uma bebida de verão perfeita. Desde fevereiro deste ano, a Goose Island mantém uma pequena planta que é usada para experimentações e inovações, rodando separadamente do resto da cervejaria.

Passeie também pelo Goose Island Brewpub, de Chicago, nessa visita do BREJAS a um dos Bares que Amamos!

0 Resposta para “Entrevista com Mike Siegel, cervejeiro da Goose Island (EUA)”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]