Avaliador +1000: Jota Fanchin Queiroz

Comentários
1.092 visitas

Dando continuidade à serie de bate-papo com os avaliadores do Brejas que passaram de 1.000 avaliações, hoje vamos conhecer um pouco mais o Jota, o segundo a chegar nesta incrível marca. Além de avaliar as cervejas aqui com a gente, ele também posta em seu próprio site, intitulado O Contador de Cervejas, que vale uma visita.

Jota Fanchin Queiroz

Perfil no Brejas: http://www.brejas.com.br/perfil/jota-fanchin-queiroz
Cidade: Curitiba/PR
Blog: 
http://bardojota.blogspot.com.br/

Participa do Brejas desde: 27 Fevereiro de 2009
Cadastro de número: 523
Primeira avaliação: 27 Fevereiro de 2009
Completou 1.000 avaliações: 15 de marco de 2014
Dias para 1.000 avaliações: 1842 dias (média de 0,54 cervejas por dia)

Estilo Favorito: Barley Wine
Cerveja pra ter na geladeira: Way APA

1. Como você conheceu o Brejas?
Quando embarquei no mundo das cervejas de verdade, isso lá pelo final de 2009, automaticamente encontrei no Brejas uma referência. Durante muito tempo ao degustar uma cerveja comparava minhas percepções com as de confrades mais graduados. Aprendi muito com o Brejas.

2. O que mais te motiva a avaliar cervejas no Brejas?
Assim como o Brejas foi importante no meu crescimento enquanto degustador, acredito que mais e mais pessoas possam ser beerevangelizadas dessa forma.
Dou um exemplo: quando comecei não via como alguém poderia gostar de qualquer estilo de fermentação espontânea. E não entendia como alguns confrades as avaliavam tão bem. Mais por curiosidade que qualquer outra coisa, comecei a procurar aquelas sensações que eles diziam ter encontrado. Pouco a pouco fui percebendo um mundo novo e hoje sou consumidor desse tipo de cerveja. Espero assim que as minhas avaliações possam ajudar outros colegas à abrir a cabeça e o paladar para as cervejas de verdade.

3. Você tem alguma estratégia específica para escolher suas cervejas? Se baseia em alguma lista, dá preferência por algum estilo, aproveita alguma ocasião específica para encontrar novas cervejas?
Após essas mais de 1.000 cervejas diferentes degustadas, alguns estilos que me agradavam, hoje já não estão mais nas minhas listas. Em contrapartida estilos que antes eu sequer me permitia provar, hoje estão sempre presentes na minha geladeira. Mas o que eu busco mesmo é a inovação, o que possa me surpreender. Acho que todos nós temos um pouco de Michael Jackson e estamos nessa busca eterna pela cerveja perfeita. Todos nós somos no fundo beer hunters.

4. Quais seriam suas dicas e conselhos a quem ainda não criou coragem para começar a avaliar, ou avaliou apenas algumas e acabou desistindo?
Avaliar é a melhor forma de aprender e conhecer. É muito mais do que apenas um registro, é um estudo contínuo.
Desafio: faça isso durante um tempo, conte lá 50 cervejas avaliadas. Você vai ver a evolução do seu paladar e da sua capacidade sensorial pelo simples fato de anotar as sensações.

5. E qual a dica pra chegar nas 1.000 avaliações?
Hoje em dia chegar em 1.000 avaliações é fácil. E muito prazeroso. O problema é, em um país fechado e com impostos absurdos, sustentar esse hábito. O bolso reclama.

———————————-

Quem quiser se aprofundar nesta conversa, pode enviar uma mensagem direta ao Jota pelo perfil aqui no Brejas, ou então participar com seus comentários aqui no Blog.

0 Resposta para “Avaliador +1000: Jota Fanchin Queiroz”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]