Confraria Cervejeira Campineira faz teste cego de cervejas de trigo

Comentários
1.831 visitas
Confraria Campineira Cervejeira no Bar Brejas (Campinas) durante teste cego de cervejas de trigo

Confraria Campineira Cervejeira no Bar Brejas (Campinas) durante teste cego de cervejas de trigo

No estilo Weizenbier, cervejas alemãs ainda levam vantagem sobre as nacionais

Deu a lógica no primeiro teste cego de cervejas de trigo realizado pela Confraria Cervejeira Campineira, ocorrido no último sábado (14/8) no Bar Brejas. As cervejs de trigo alemãs, com centenas de anos de tradição, prescindiram do peso dos seus rótulos e “venceram” a peleja, dando um show de equilíbrio entre as percepções esterificadas da banana e fenólicas do cravo. As três primeiras colocadas foram:

1º – Weihenstephaner Hefe Weissbier (média 9,0)

2º – Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb (média 8,6)

3º – Licher Weizen Hefe Hell (média 7,3)

A surpresa ficou a cargo de uma cervejaria relativamente nova no cenário cervejeiro brasileiro. A breja Trigo Cevada Pura, de Piracicaba (SP), posicionou-se como a melhor cerveja de trigo nacional entre os rótulos testados.

As demais cervejas que compuseram a bancada foram, em ordem alfabética: Bamberg Weizen, Bohemia Weiss, Eisenbahn Weizenbier e Erdinger Weissbier.

A Confraria Cervejeira Campineira, da qual também faz parte este escriba, é um grupo de estudos e pesquisas sobre cerveja. A cada encontro, seus membros estudam previamenteas características do estilo das brejas a serem degustadas com base nos guias de estilo do BJCP e da Brewers Association, com o objetivo de preparar para o que poderá ser encontrado nas cervejas e padronizar o vocabulário sensorial.

O teste cego, foi realizado a partir de amostras oferecidas a cada Confrade (cerca de 150ml por rótulo, uma marca de cada vez). Tivemos absoluto cuidado para que as amostras não fossem identificáveis no momento da degustação. Todas as cervejas foram adquiridas no mercado, e todas estavam dentro da validade.

Agora é com você, leitor. Concorda com o resultado? Comente à vontade!

4 Respostas para “Confraria Cervejeira Campineira faz teste cego de cervejas de trigo”


  • 1 Ivan Sellegatto

    a foto foi sacanagem com a Milu.

  • Ivan, cortesia do meu namorado! Calma que já mandei outra foto sem os chifrinhos! rsrsrs

  • Nenhuma surpresa pra mim a vitória da Cevada Pura, a cervejaria está a mais de 10 anos no mercado e nova é só a embalagem em garrafa, seu cervejeiro o Alexandre é fera (conhece, não faz marketing) e recomendo a todos uma visita a seu bar em Piracicaba.

  • 4 Ivan Sellegatto

    agora a foto ficou melhor.

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]