Em busca da Pilsen perfeita

Comentários
1.139 visitas

pilsner

No momento em que este artigo for publicado, estarei a alguns milhares de quilômetros sobre o Atlântico, partindo em mais uma das minhas viagens cervejeiras. Desta vez, meio que na contramão da nova onda de cervejas artesanais “extremas” e/ou com ingredientes diferentões que faz moda por aqui na esteira da Nova Escola Cervejeira Americana, vou em busca de redenção. Pretendo, definitivamente, entender melhor e fazer as pazes com o estilo Pilsen.

Meu destino principal é a República Checa, que percorrerei de leste a oeste, da Morávia à Boêmia, visitando cervejarias lendárias. O país é o berço das Pilsen. Não estamos falando daquela cerveja amarela e “levinha” industrial dos botecos da vida — estas, tecnicamente, não são Pilsens, e sim Standard American Lager. As Pilsens “verdadeiras” inspiraram aquelas, e possuem muito mais amargor, aromas herbáceos marcantes e pegada maltada bem mais evidente, mesmo também sendo refrescantes. Para entrender melhor sobre o que estou falando, leia este artigo que escrevi há algum tempo.

Peço desculpas ao leitor deste Blog pela minha eventual ausência em alguns dias que estarei viajando. Procurarei, entretanto, abastecê-los com mais informações e imagens rápidas aqui no Blog ou através das outras redes sociais, pelo que convido-os a seguir o BREJAS no Twitter e clicar na opção “curtir” no Facebook. Até já!

5 Respostas para “Em busca da Pilsen perfeita”


  • Grande Maurício!! Aproveite, será fantástico, pelo país e pelas cervejas!!

    Eu voltei outro de Praga. Uma boa, e legítima Pilsner, alí, ao pé dos fermentadores, com todo o frescor e qualidade que fizeram desse estilo o mais famosa do mundo, possui um poder transformador.

    Eu voltei triste porque me dei conta de que precisava estar próximo do local de produção pra desfrutar da Pilsner Tcheca em plena forma. Mas me alegrei depois com os amigos cervejeiros que têm produzido excelentes bohemiam pilsner aqui na terrinha!!

    Saúde, excelente viagem!!!!

    Márcio Rossi

  • Vc vai a Plzen, claro. E a uns ótimos cafés em Praga.
    E vá tb a Terezin. Não é percurso de cerveja, mas é impressionante.
    Boa viagem.

  • Quando li este post fiquei com uma pontinha (melhor dizer pontona) de inveja.Gostaria muito de fazer uma viagem como esta, e no final esticar ate a Baviera. Mas o dia ainda vira…

    Boa viagem e otima degustação!!!

  • 4 Cassio Bertelli

    Vai voltar cheirando fortemente à lúpulo saaz!
    Boa viagem! traga muitas novidades!

  • Confesse que, lendo esse post sentada no meu consultório, deu até inveja… Toda vez que viajo com meu noivo transformamos o passeio numa viagem cervejeira. Infelizmente, o máximo que chegamos no Leste Europeu foi na Alemanha. A República Tcheca vai ficar pra próxima viagem!
    Conte a conclusão depois!

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]