CERVEJAS DE TRIGO ALEMÃS: Resultado do “Teste Cego”

35 Comentários
5.280 visitas

– 3,48 – Licher Weizen

– 3,40 – Franziskaner Hefe Weissbier

– 3,18 – Weihenstephaner Hefe Weissbier

– 2,90 – Oettinger Hefeweissbier

– 2,88 – Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb

– 2,70 – Erdinger Weissbier

– 2,47 – Schneider Weisse Original

————————NOTAS————————

  • Este Teste Cego, a exemplo do efetuado pelos Confrades de BREJAS com as cervejas Pilsen brasileiras (veja AQUI), foi realizado a partir de amostras oferecidas a cada Confrade (1 copo modelo “tulipa” por rótulo, uma marca de cada vez). Tivemos absoluto cuidado para que as amostras não fossem identificáveis no momento da degustação. As notas foram dadas seguindo os parâmetros de avaliação adotados pelo BREJAS (veja AQUI). As notas e comentários individuais de cada Confrade brejeiro serão oportunamente inseridos no Ranking BREJAS.

  • Apesar dos nossos esforços, não conseguimos localizar a cerveja Hofbräu Hefeweizen. Ao que parece, a breja está mesmo indisponível temporariamente na maioria dos pontos de venda. Caso consigamos achá-la a tempo, ela será incluída como controle no nosso próximo Teste Cego de cervejas de trigo brasileiras.
  • Todas as cervejas avaliadas neste Teste Cego podem ser adquiridas no mercado brasileiro em bons supermercados, empórios ou em lojas virtuais de cervejas (www.nonobier.com.br e www.cervejasnet.com.br são algumas delas), ao preço médio aproximado de R$ 9,00 por unidade. As amostras utilizadas foram compradas a não mais do que dois dias anteriores ao Teste, em garrafas de 500ml, com exceção da Oettinger Hefeweissbier, a qual é vendida apenas na versão enlatada.

Não podemos deixar de agradecer aos nossos amigos Markim  e Caramujo. O primeiro, pela excelente participação e cuidado ao nos servir as amostras — e manter o segredo do Teste até o final — e o segundo por ser um excelente piadista, quebrando um pouco a habitual sisudez do Teste Cego…

Convidamos os leitores deste Blog a discutir o resultado através dos comentários deixados no pé deste post, ou na comunidade BREJAS.com.br, no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37713621.

weiss1.JPG

Cursos do BREJAS

Confira o programa de Cursos e Palestras do BREJAS. Para quem quer aprender a fazer sua própria cerveja em casa, atenção para as novas datas para o Curso de Cerveja Artesanal. Para degustar com conhecimento, o caminho é o Curso de Degustação de Cervejas e Cultura Cervejeira. E, para um evento realmente diferente na sua empresa, com informação cervejeira e também diversão, a Palestra-Apresentação corporativa O Mundo da Cerveja.

35 Respostas para “CERVEJAS DE TRIGO ALEMÃS: Resultado do “Teste Cego””


  • 1 Rodrigo Campos

    Olá amigos do Brejas.com. Grande surpresa tive ao ver o resultado do teste cego das Weiss alemãs. Não sei se concordaria da Licher ser a melhor. Mas a considero uma boa cerveja, bem refrescante, como manda o estilo. Moro em Fortaleza no Ceará, e aqui é muito difícil ter acesso a uma boa variedade de cervejas como o que vocês têm aí em SP. Mas, para a surpresa geral da nação, aqui temos a Licher fácil. Importada pelo Bompreço, ela custa pouco mais de 3 reais. Bom não é! Dá até para tomar porre com esse preço!

  • 2 Breno Giamatei

    Caros. Não foi surpresa ter a Licher dentre as três primeiras – já ganha longe de várias só na aparência. Estive olhando minhas qualificações e não bateu com a que vocês fizeram, apenas com o primeiro lugar – tenho o registro no ratebeer. Vou aproveitar a idéia e também fazer um teste cego em casa com a ajuda da patroa. Talves minhas notas mudem com a comparação.

  • Schneider em último, atrás da Erdinger, só pode ser piada, ou total falta de conhecimento de degustação.

  • Legais os comentários do Rodrigo e do Breno, confirmando o resultado do teste cego com a Licher em primeiro lugar. Houve algumas surpresas, sim, mas o mais legal é descobri-las e e ir apurando o paladar.
    Abraços : )

  • Também curti os comentários dos leitores acima (mesmo o do Antonio).
    É com concordâncias e discordâncias que vamos, todos, aprendendo cada vez mais sobre cervejas.
    Breno, quando vc tiver o resultado do seu Teste Cego, não se esqueça de colocar aqui, pra gente comparar os resultados!
    Grande abraço.

  • O resultado de voces quase bateu com o meu, sendo que em 3 lugar para mim fica a Hofbrau.
    3 cervejas de trigo de primeira linha!
    Enquanto aqui no Brasil temos a insossa cerveja de trigo da Bohemia , para compensar existe a correta Áustria Weiss.
    Continuem divulgando cervejas de nível.
    Uma abraço.

  • Wagner,
    Foi realmente uma pena não termos em mãos a Hofbräu. Mas os nossos resultados “batendo” quase integralmente com os seus significa que estamos mesmo no caminho certo.
    Aguarde pelo Teste Cego das weiss brasileiras e veremos o resultado que a Bohemia Weiss obterá. Também estou curioso…
    Obrigado pelos elogios e continue acompanhando o BREJAS!
    Grande abraço.

  • […]   « CERVEJAS DE TRIGO ALEMÃS: Resultado do “Teste Cego” Cervejas “weiss” alemãs: Confrades de BREJAS dão opiniões sobre o resultado do […]

  • Percebo certa irregularidade na qualidade da maioria das cervejas importadas que recebemos aqui em Pindorama.

    Creio que as condições de transporte e armazenamento podem influenciar um teste como este. Inclusive, o ultimo teste cego que fiz com amigos foi uma comparacao entre cervejas da mesma marca compradas aqui e outras trazidas diretamente da Europa por um colega nosso que la reside. Talvez o mesmo teste feito na Bavaria ou Renania teria um resultado diferente.

    Nao me surpreendeu, no entanto, a primeira colocacao da Licher, porem ha um fato que reforca o que observei acima. Nas primeiras vezes que tomei a considerava uma Weiss mediana, porem hoje divide minha preferencia com a Paulaner e Franziskaner.

  • Olá, Karl!

    Como eu disse nos comentários lá em cima, sempre tive um carinho especial pela Paulaner. A penúltima que tomei foi em pleno Viktualienmarkt de Munique, apesar do frio de 2 graus que fazia naquela tarde. E isso faz dois meses…

    Podem dizer que eu estou maluco, mas aquela Paulaner estava muito diferente da Paulaner que eu avaliei no Teste Cego. O que pode corroborar a sua tese (que eu já suspeitava) que a logística de distribuição de cervejas importadas para Pindorama é uma operação de guerra. Quiçá com 40 graus em conveses de navios balançantes.

    Infelizmente, é um problema com o qual temos de conviver. Nesta semana ou na próxima, faremos aqui um “mini Teste Cego” com as Leffe compradas aqui e as que trouxemos há dois meses da Europa. Pode ser que esse resultado nos dê mais algumas pistas do que você afirma.

    Obrigado e continue acessando o BREJAS.

  • Concordo com o resultado, sobretudo pela parte de baixo da lista. A Schneider Weisse Original é fraquiinha e a tão falada Erdinger é muito sem graça, o que não acontece com sua versão Dunkel, muito saboroso, na minha opinião. Parabéns aos confrades por mais esta iniciativa!!!

    Pena que no nosso carnaval terei que degustar nossas “adoráveis pilsens”. Que dureza!!

    Abraço

    Rafael,

    Salvador , Bahia

  • Rafael,
    Obrigado por no acompanhar!
    Entrementes, eu também não sei porquê tantos defendem a Erdinger.
    Mas a sua opinião é mais uma a confirmar o resultado deste Teste Cego, apesar das eventuais surpresas.
    Continue por aqui.
    Um abraço.

  • Gostei das considerações feitas a respeito dos problemas causados pelo transporte das brejas. Concordo com a surpresa do Mauricio no resultado fraco da Paulaner. Todas as Paulaners que eu tomei até hoje foram bem marcantes no aroma e no sabor, talvez uma das mais marcantes que eu já provei do estilo. Mas também nunca fiz teste cego, pode até ser que mude de opinião. Concordo com o resultado da Erdinger, ela é de personalidade fraca mesmo, mas tenho um grande respeito por essa cerveja. Foi a primeira cerveja “diferente” que eu provei. Para um iniciante achei muito boa e daí tive a vontade de procurar coisas novas. Hoje eu sou viciado (no bom sentido). Vivo comprando cerveja pela internet. Acho que muitas pessoas começam assim e como a Erdinger tem uma distribuição muito boa pelo país inteiro ela deve ser respeitada pelo menos por esse motivo!

  • Voces conhecedores de cerveja concidirem com o meu ranking, das 2 primeiras cervejas de trigo é sinal de que estou no rumo certo.
    Apesar que gosto é algo bem pessoal.
    Um site com ranking que considero muito bom é o beer.trash.net.
    Lá constam cervejas dos mais inusitados países, e vamos aguardar pelo Teste Cego das weiss brazucas.
    Um grande abraço.

  • Acho que o RODRIGO falou uma coisa importante.
    Até pouco tempo eu também adorava a Stella Artois. Foi uma das cervejas que me fizeram “acordar” para os prazeres degustativos.
    Hoje não sou mais comprador da “Stellinha” mas, em virtude desse passado na minha vida, tenho por ela o maior respeito.
    O mesmo com a Erdinger. Mesmo se hoje ela não estiver tão boa quanto foi um dia, ainda serve pra que aquele sujeito que sempre tomou Pilsen aguada “acordar” pras cervejas diferentes também.
    Por isso, concordo que não devemos demonizar a Erdinger, mesmo ela não tendo se saído bem no Teste Cego.

  • Wagner,
    Obrigado pela opinião, estamos ambos no caminho certo, apesar da diferença de gostos.
    Valeu pela dica de site e aguarde pra semana que vem o Teste Cego das weiss nacionais.
    Um abraço.

  • 17 Markim (Cheetos)

    Jovens…

    Ao contrário dos confrades, eu sabia qual cerveja eles estavam tomando (afinal, alguém precisa ser o barman!). E vê-los comentando algumas delas e chutando qual seria foi muito engraçado. rsss…

    Nenhuma das cervejas é ruim, isso é um fato. Mas ao colocá-las lado a lado e compará-las, você acaba percebendo que existem muitas diferenças que realmente justificam os resultados. Só ao abrir, o aroma exalado da garrafa (ou lata) já traz informações. Experimentei todas, bicando o copo de um dos confrades, e não faria nenhuma alteração nas posições. No máximo, inverteria a Franziskaner com a Licher…

    Das sete marcas degustadas, acho que a única que realmente decepcionou foi Schneider, mas levo em consideração que o que alguém comentou acima a respeito de transporte e armazenagem. Tomei a Schneider no final do ano e não me pareceu tão ruim quanto nesse teste. Ou quem sabe, não tinha uma Licher para comparar naquela ocasião. 😉

    De qualquer forma, creio que “testes-cegos” devam ser repetidos de tempos em tempos… No mínimo, será uma experiência muito divertida….

    []s
    Marquinho

  • Grande Marquinho!
    É tudo verdade, todas as cervejas do teste são boas. Tomarei a Schneider sem problemas, em qualquer ocasião que ela apareça. mas, quando ocmparada com outras da mesma estirpe, caractrísticas diferentes se revelam.
    O mais importante é continuar tomando!
    Abração : )

  • Apesar de falarem mal da erdinger e até com certa razão, é uma cerveja que prezo muito.
    1)Foi a primeira cerveja “especial” que tomei na minha que me abriu as novas possibildades do mundo da cerveja, até aquela época eu pensei que toda cerveja fosse como skol, antarctica e fins

    2)Até pouco tempo em Fortaleza cervejas de trigo só se encontrava a Erdinger e a bohemia de trigo, as opções eram poucas e entre as duas não posso nem dizer comparar!

    A Licher eu conheci a pouquíssimo tempo e me agradou bastante estando no meu top 4

    Na minha modestíssima das weiss que já tomei, o ranking é esse
    1)Paulaner Hefeweissbier

    2)Weihenstephaner

    3) Eisenbahn Weiss

    4) Licher Weizen

    Abraços e parabéns pelo brejas, conheci a pouco tempo , mas estou sempre acompanhando as novidades!

  • 20 Idalécio Martins

    pecebe-se que vocês preferem as weiss mais aguadinhas… Apesar da similaridade de todas etas cervejas, fico com a Paulaner, a mais delicada, saborosa e cremosa de todas

  • 21 Mauricio (BREJAS)

    Idalécio,
    Assim como você, eu também sou “Paulaneiro”…
    Grande abraço.

  • Adorei o site de vcs…só não concordei c a última colocação da SCHNEIDER q na minha modesta opinião é a melhor….parabéns a vcs por divulgarem a melhor coisa do mundo….depois da mulher é claro…abraços.

  • como voces sao arrogantes! ateh parece que esses testes cegos de voces sao algum tipo de veredito final… quer saber qual eh a melhor? entra no beeradvocate!

    a proposito, a nota deles pra licher eh 3.82 e da schneider original, 3.96.

  • Estou aqui pra dizer que esse tanto de comentários me deixa louca hehehe
    Eu não domino a arte de gostar de cerveja, mas como vou dar algumas cervejas importadas de aniversário para meu namorado, estou qse craque na teoria hehehe
    Quero agradecer ao site as info, pq foram de muita valia! Mas pra escolher qual de trigo alemã vou comprar, estou confusa, pq não achei um consenso aqui!!!!! Acho que vou ficar com a 2ª opção de vcs, com uma clara e uma escura.
    Ah e nossa, esse comentário de que vcs sao arrogantes e tal.. que coisa mais absurda e com clara intenção de fazer publicidade de outro site, pq ficou bem claro que vcs fizeram o ranking, mas que concordam que gosto é gosto e que qse todas valem a pena! Falta de argumento é triste mesmo…
    Valeu pela ajuda, Abraços!! Mariana ( só tem eu de mulher aquiii? =] )

  • Mari
    Se ja não comprou, compre para ele uma lonk neck da Eisenbah Stong gold ALE, essa cerveja é tipo… A melhor nacional na minha opinião. Garanto que ele vai gostar..
    VocÊ acha ela em grandes supermecados. Atente para o estilo dela Strong Gold Ale.

    Abraço

  • Marco, Obrigada pela dica! Ja anotei pra ele comprar qdo acharmos aki.

    Eu ja fiz meu pedido e comprei tds importadas – não que as brasileiras sejam ruins, sei q muitas são boas mas são mais fáceis de achar – como ja ia pagar frete e tals.
    Recentemente ele tomou uma Ale e adorouuu. Ai eu acabei q fiz uma lista + diversificada, pra ele provar várias.. ficou meio caro com o frete haha e ele nem anda merecendo hehehe Olha ai e veja se gostou:

    Cerveja Franziskaner Hefe-Weissbier
    Cerveja Paulaner Salvator
    Cerveja Löwenbräu Original
    Cerveja Wexford Irish Cream Ale
    Cerveja Westmalle Tripel
    Cerveja Duvel
    Cerveja Hoegaarden
    Cerveja Maredsous 6º
    Cerveja Fullers London Porter
    Cerveja Christoffel Bier Blond

    Beijos!

  • Mari,

    Vou responder pelo Marco (e se depois ele não concordar comigo, que me perdoe..).

    A sua seleção está muito legal. São cervejas ótimas, e todas bastante representativas de estilos variados. Prova que você é uma pessoa de muito bom gosto.

    A dica é degustar cada uma delas “entendendo” o estilo próprio, com calma e sem preconceito. De preferência, a dois… Seu namorado vai se surpreender, é um presente muito original. Certo, Marco?

    Um abração e feliz aniversário pra ele!

  • O Maurício, obrigada pela opinião! Ainda mais vc que entende mto do assunto hehe…

    Que bom que vc achou original, espero que ele tb ache! =)
    Ah, junto de cada cerveja eu vou por uma descrição do tipo, temperatura, origem… e essas coisinhas pra ele entender melhor e poder apreciar!!!

    Eu nem gosto de cerveja haha mas gostei tanto aprender sobre elas que acho que vou começar a procurar algumas que me agradem. Descobri que eu nao aprecio mto o gosto amargo de algumas … ja pesquisei algumas ‘mais gostosas’ pra mim…mas se alguém puder me indicar outras… agradeço! Beijos!

  • OLÁ!.
    TRABALHO COM 2 MARCAS DE CERVEJAS ALEMÃS EM MEU ESTABELECIMENTO, AQUI EM CAMPINAS, SP.
    UMA É A LICHER. A OUTRA A kÖNIG PILSEN. A KÖSTRIZER VAI CHEGAR NO FINAL DO MÊS.
    EM RELAÇÃO À PRIMEIRA FIQUEI SUPER SATISFEITO EM SABER PELA OPINIÃO DE VCS QUE TRABALHO COM UM PRODUTO DE PRIMEIRA QUALIDADE (QUASE NÃO BEBO E COMPREI MAIS PELO FEEELING). AGORA GOSTARIA DE SABER A OPINIÃO SOBRE A KÖNIG.
    ALIÁS, SE ME PERMITEM VOU USAR A OPINIÃO DO BLOG DE VCS PARA DIVULGAR OS PRODUTOS.
    ABS
    TUCA
    http://WWW.LATICINIOSLIMA.COM.BR
    RUA BR DE JAGUARA 965 – CENTRO – CAMPINAS – SP

  • Olá, Tuca!

    Para saber a opinião dos Confrades sobre a König Pilsen acesse:

    http://www.brejas.com.br/cervejas

    Pode usar as nossas opiniões à vontade. Pedimos apenas que nos cite como fonte.

    Aliás, onde é o seu bar, para que o visitemos???

    Um abração.

  • caros colegas ,infelizmente naõ posso concordar com o resultado …
    Na minha opniao e da maioria de meus colegas de copo a licher com certeza é a mais “fraquinha” ela nem consegue manter a espuma por um minuto sequer ,a scheneider deveria ocupar pelo menos 4 lugar ,ja a Weihenstephaner é disparada a melhor ,fabricada desde 1040 ela e´a mais correta em todos os quesitos….bem vou postar minha classificaçao ,lembrando que a hb é a nossa vice-campea..
    sempre tendo em mente que o mais importante foi vcs terem tomado a iniciativa e postado o teste para os comanheiros abraços…

    1º – – Weihenstephaner Hefe Weissbier

    2º – – Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb

    3º – – Franziskaner Hefe Weissbier

    4º – – Schneider Weisse Original

    5º – – Erdinger Weissbier

    6º – – Oettinger Hefeweissbier

    7º – – Licher Weizen

  • Caros, este mês fiz meu próprio teste, algumas supresas, outras nem tanto, mas na minha opinião, deu o que eu esperava. Na minha avaliação, consta o seguinte ranking:

    1 – Franziskaner Hefe Weissbier
    2 – Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb
    3 – Weihenstephaner Hefe Weissbier
    4 – Licher Weizen
    5 – Oettinger Hefeweissbier
    6 – Erdinger Weissbier
    7 – Schneider Weisse Original

  • 33 Renato Vialto (pocotó)

    Bom como as weiss são minhas menos conhecidas, não por não gostar do estilo, simplesmente por falta de oportunidade. Das provadas no teste soh provei as duas ultimas. Comos muitos disseram geramente o pessoal entra no mundo das brejas “especiais” atravez da erdinger, apesar de eu ter entrado pela Bohemis escura e depois a Weiss daquela garrafa com tampa de ceramica, deposi dessas foi a erdinger mesmo.

    MARI
    Minah namorada eh que nem vc, naum gostava mto de cerveja ate eu mostrar a ela as outras variedads hoje em dia ela eh fan da Strong da Sisenbahn e da Amsterdan Explorator. MAS breja eh sempre um bom presente, nesse natal o meu presente vai ser breja =]=]=]

    Sobre os masi exaltadinhos que soh sabem criticas, saibam ouvir opiniõpes adversas, e colaborem com as suas, para isso estamos aqui

  • […] Porquê: é a vencedora do nosso Teste Cego de cervejas de trigo Alemãs. […]

  • A Paulaner Weiss é mais consumida até em Erding. Mas a Erdinger tem seu valor, foi a primeira a aparecer em Mercadorama/Wal Mart/Big da vida.
    Embora seja questão de gosto e uma discussão apaixonada se a Franziskaner é melhor ou não (weiss) é certo que a Paulaner tem cervejas sempre entre as melhores. Pode não ser a melhor Helles (Augustiner) por exemplo, mas sempre é competente.

Os Comentários estão suspensos.


Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]