Bares que amamos – Casa Paladino

Comentário
2.220 visitas

Fachada

Nos recônditos do centro carioca, rodeado por ruelas esburacadas e imersas em persistente odor de urina, esconde-se um dos bares mais tradicionais da cidade. Fica numa esquina da conhecida rua Uruguaiana, sinalizada apenas pelo letreiro da Brahma com a alcunha: Casa Paladino.

casa.paladino.2

Quem espia entre os produtos das vitrines pode julgar que se trata de um antigo armazém. São centenas de garrafas de vinho, peixes e iguarias enlatados, azeites e temperos, pedaços convidativos de bacalhau salgado.

casa-paladino1Aos primeiros passos no interior, a impressão se mantém. Mas, atrás das prateleiras de madeira vetusta e do balcão repleto, surgem duas pequenas áreas com mesas, o corre-corre dos garçons, os barulhos da cozinha.

A freguesia é eclética, variando de engravatados saídos dos muitos escritórios da região até estrangeiros com livretos turísticos, passando por estudantes e seleta boemia diurna.

Sim, diurna, porque o Paladino abre apenas para o almoço e pouco além disso.

 A casa é especializada em omeletes e as opções são diversas – nem tão baratas quanto permitiria sua matéria prima, nem mais caras do que a média alimentar dos bares locais. Este escriba provou o de camarão e saiu satisfeito. “Com salsinha e cebola?”, perguntou o garçom. Opa, como não?

O chope é, naturalmente, da Brahma. Refrescante, gelado, honesto. Mas cabe aqui uma singela indagação: onde foi parar o colarinho dos chopes cariocas? Quase não há boteco da cidade em que se encontre uma camada correta de espuma, no lugar daquela película tímida e passageira…

casa.paladino.3

A experiência no Paladino leva a uma aconchegante viagem histórica (a casa completou 103 anos de vida), embalada pelo apuro gastronômico e pelas figuras folclóricas que circulam no local e nele trabalham. Numa estadia mais longa, vale a pena almoçar ali diariamente, conhecendo todo o cardápio e fazendo enorme esforço para não torrar as economias nos seletos produtos da loja.

Serviço

Casa Paladino
Rua Uruguaiana, 224
Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Fone: (21) 2263 2094

1 Respostas para “Bares que amamos – Casa Paladino”


Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]