Associação Brasileira de Microcervejarias se inspira no modelo americano

Comentários
4.098 visitas
Da esq., Charlie Papazian (Brewers Association), Marcelo Carneiro (ABMIC), Mauricio Beltramelli (BREJAS) e Paulo Schiaveto (mestre cervejeiro).

Da esq., Charlie Papazian (Brewers Association), Marcelo Carneiro (ABMIC), Mauricio Beltramelli (BREJAS) e Paulo Schiaveto (mestre cervejeiro).

Brewers Association americana delineia atuação da ABMIC

Em reunião ocorrida no último dia 15 de abril, o futuro da nascente Associação Brasileira de Microcervejarias (ABMIC) começou a ser traçado. O encontro com Charlie Papazian, presidente da poderosa Brewers Association, foi marcado por Marcelo Carneiro, proprietário da Cervejaria Colorado (Ribeirão Preto – SP) e presidente em exercício da ABMIC. Eu e o mestre cervejeiro Paulo Schiaveto também tivemos a honra de participar da reunião, que aconteceu  na sede da entidade americana na cidade de Boulder, no estado americano do Colorado.

“União, trabalho e dinheiro”

Essa foi a tríade na qual Papazian pautou os conselhos à associação brasileira. Ele lembrou que o começo da Brewers Association, em 2005, foi bastante difícil, e a entidade por pouco não fechou as portas. “Foi apenas com muito voluntarismo dos nossos associados que nos mantivemos na ativa nos tempos difíceis. Todo mundo trabalhou com união e boa-vontade, sem pensar inicialmente em benefícios particulares. Isso foi fundamental”, pontuou Charlie.

Charlie Papazian em frente à sede da Brewers Association em Boulder (Colorado).

Charlie Papazian em frente à sede da Brewers Association em Boulder (Colorado).

A terceira parte, o dinheiro, veio somente depois de muito trabalho. “Não nos enganemos. O dinheiro é, sim, fundamental para que tenhamos uma gama de serviços e benefícios que seja atrativa aos associados”, diz Papazian.

Atuação da BA não se resume à política

A Brewers Association é notória por atuar nas esferas políticas americanas no sentido de reivindicar — e, por muitas vezes, conseguir — um modelo de tributação mais justo em relação aos quase 3 mil microcervejeiros dos Estados Unidos, hoje a principal motivação da criação da ABMIC. Contudo, essa atividade parlamentar está longe de ser a única da organização. “É preciso mais, como, por exemplo, organizar ou gerir eventos cervejeiros importantes, que atraiam e engajem os empresários e todos os players do mercado, até mesmo os entusiastas”, coloca o presidente da BA, a qual já promove, entre outros festivais, o maior e mais importante concurso cervejeiro do mundo, a World Beer Cup, realizada bienalmente.

Marcelo Carneiro, atual líder da ABMIC, saiu empolgado do encontro. “Agora é tocar no coração de todos os microcervejeiros brasileiros para que se engajem nessa Associação. Cada um tem importância fundamental, principalmente nesse início. Precisamos deixar de lado as vaidades e nos reunirmos pra discutir as melhores soluções e trabalharmos pros benefícios chegarem o mais cedo possível”, observou Carneiro.

Próximo encontro da ABMIC será em Belo Horizonte

A próxima reunião da Associação Brasileira de Microcervejarias já está marcada para acontecer durante o evento Brasil Beer, o qual ocorrerá entre os dias 22 e 25 de maio. “Pedimos encarecidamente que os cervejeiros compareçam ou enviem seus representantes. Somente com muita união e trabalho sério poderemos melhorar nossa situação”, conclama Marcelo Carneiro.

Confira abaixo algumas imagens que fiz da sede da Brewers Association, clicando nas imagens para vê-las em tamanho maior:

 

 

0 Resposta para “Associação Brasileira de Microcervejarias se inspira no modelo americano”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]