Como degustar e avaliar suas primeiras cervejas

Comentários
1.362 visitas

O Brejas não para de crescer. Recentemente divulgamos a chegada às 100 mil avaliações em nosso ranking de mais de 8.000 cervejas. Mas o que também não para de crescer é a nossa comunidade de avaliadores. Vários já passaram a marca de 1.000 avaliações e centenas de outros chegam todos os dias buscando por referências, aprendizado e até mesmo inspiração para fazer sua primeira degustação de verdade.

Pensando justamente neste público ávido por dicas de como começar no mundo das cervejas especiais e como fazer uma boa avaliação do que está bebendo, resolvemos resgatar algumas regrinhas básicas que usamos aqui no Brejas, reforçando alguns pontos importantes para os iniciantes.

cervejas-degustacao

Créditos: James Palinsad | https://www.flickr.com/photos/99329675@N02/9441217757

1. Os 5 critérios de avaliação devem ser observados um a um

Aroma, aparência, sabor, sensação e conjunto são os 5 critérios de avaliação que utilizamos no Brejas e servem para nos guiar na avaliação de uma cerveja, não somente na questão da nota. Ao parar para analisar cada quesito separadamente, podemos entender melhor o que cada cerveja tem de bom e o que nos faz gostar mais de uma que de outra.

2. Não tenha medo de errar

Você provavelmente não é um profissional da área, um juiz de cervejas ou um mestre-cervejeiro. Portanto, não se cobre demais. Não sabe ainda os termos técnicos? Sem problema, use o vocabulário que vier à cabeça. Não tem certeza do que está identificando na cerveja? Tente descrever da melhor forma possível ou então foque seus comentários nas partes que você se sente mais à vontade.

3. Colar é fundamental

No começo, vale sim colar. Ler a descrição da cerveja, a lista de ingredientes e até a ficha técnica, que pode trazer índice de amargor e estilo, nos ajudam e muito a saber o que esperar e o que procurar em cada cerveja. Dar uma olhada nas avaliações de outros confrades também pode ser um bom guia e muitas vezes nos ajuda com o vocabulário que ainda nos falta. Só não vale fazer copiar&colar da avaliação dos outros hein?

4. Siga seus instintos e seu gosto pessoal

Não é porque todo mundo gosta que você também tem que gostar. Cada um tem um paladar próprio, que muda ao longo do tempo. Tudo bem se você não aprecia um determinado estilo e, pra você, ela nao figura entre suas preferidas e não leva uma boa nota. O objetivo de avaliar cervejas é primordialmente de manter um registro do que já provamos, então lembre-se que você escreve primeiramente para você e não para os outros.

5. Cada cerveja tem seu estilo, sua história e seu propósito

Sempre vamos gostar mais de algumas cervejas e menos de outras. E isso se reflete no seu ranking pessoal. Tudo bem dar nota menores para cervejas que você achar menos complexa. E tudo bem também dar notas altas para cervejas menos complexas e que você adora. De novo, o critério do seu próprio ranking quem define é você.

Porém, lembrem-se que cada cerveja tem sua melhor hora. Cervejas muito alcoólicas e pesadas não são as melhores companhias para um dia na praia. Cervejas muito amargas podem ainda não ser a melhor opção para levar numa reunião com amigos. Considerem isso também na hora de avaliar uma cerveja.

Vamos começar? Que tal um teste cego?

Quer começar a avaliar suas primeiras cervejas de uma maneira bem descontraída? Então faça um teste cego!

Testes cegos são divertidos e reveladores. Rendem boas risadas e muito aprendizado. E nos leva a rever muitos dos preconceitos que temos, acumulados por anos e anos de comentários dos amigos e das propagandas da TV.

Propomos, então, um desafio: na próxima vez que estiver no boteco, combine com o garçom de servir 4 cervejas diferentes, dentro daqueles recipientes que mantém a breja gelada por mais tempo para esconder os rótulos. Certifique-se de pedir ao garçom para retirar o rótulo que vem no gargalo e também trazer as cervejas já abertas, sem tampa. As tampinhas podem vir na bandeja, para ajudá-los a saber quais são as 4 brejas a serem identificadas. Reparar na coloração e na espuma, no aroma, no sabor mais doce ou mais amargo, no retrogosto que fica na boca e até mesmo em qual tem mais ou menos gás é bem revelador.

Quer aumentar um pouco o nível de dificuldade? Coloque uma breja nova, que pouca gente tomou, como a recém lançada puro malte Adriática. Com certeza vai dar nó na cabeça da galera.

0 Resposta para “Como degustar e avaliar suas primeiras cervejas”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]