A cerveja mais forte da Grã-Bretanha

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Uma cervejaria da Escócia, a BrewDog, lançou no mercado britânico uma cerveja com 18,2% de teor alcoólico, que alega ser a mais forte da Grã-Bretanha.

A garrafa de cerveja Tokyo*, de 330 ml, tem seis unidades de álcool – duas vezes o limite médio diário recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para um homem adulto.
Segundo a OMS, homens não devem exceder a ingestão de 21 unidades por semana e as mulheres, 14 unidades. Cada unidade significa 10g de álcool.
No Brasil, o teor alcoólico das cervejas mais famosas fica entre 3% e 5%.
A Tokyo* usa em sua composição jasmim, cranberries (uma fruta do hemisfério norte), malte e lúpulo americano e então é fermentada com levedura de champanhe para aumentar o teor alcoólico.
A bebida está sendo vendida na Grã-Bretanha por 9,99 libras (cerca de R$ 31) a garrafa.
O lançamento da BrewDog foi criticada por instituições de combate ao alcoolismo, mas a cervejaria insistiu que a nova bebida vai ajudar a combater a cultura local do consumo rápido de grandes quantidades de bebida alcoólica.
“Cervejas produzidas em massa, industrializadas, são tão suaves e sem sabor que você fica inclinado a beber uma grande quantidade”, afirmou o fundador da BrewDog, James Watt.
“Estamos desafiando as pessoas a consumir menos bebidas alcoólicas e educando o paladar dos apreciadores com cervejas artesanais que possuem uma incrível profundidade de sabor, corpo e caráter.”
“As cervejas que fazemos na BrewDog, incluindo a Tokyo*, fornecem uma cura à cultura do consumo rápido de cerveja”, acrescentou.
”Engano”
Uma ONG escocesa que combate o alcoolismo, a Alcohol Focus Scotland, afirmou que o argumento da cervejaria é um “engano” e que a alta porcentagem de álcool da Tokyo pode causar tantos danos quanto o excesso de bebidas.
“Esta companhia está completamente enganada se pensa que uma cerveja com 18,2% de álcool por volume vai ajudar a resolver os problemas da Escócia com bebidas alcoólicas”, afirmou o diretor executivo da organização Jack Law.
“É absolutamente irresponsável lançar uma cerveja tão forte em um momento em que a Escócia enfrenta níveis sem precedentes que problemas de saúde e sociais relacionados ao álcool.”
“Apenas uma garrafa desta cerveja contém seis unidades de álcool, duas vezes o limite diário recomendado”, acrescentou.
“A ideia do consumo rápido de bebidas alcoólicas se resume a ficar bêbado rápido, então, esta cerveja vai ajudar as pessoas?”, questionou uma porta-voz da ONG britânica de combate aos problemas do fígado British Liver Trust. BBC Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

A garrafa de cerveja Tokyo, de 330 ml, tem seis unidades de álcool – duas vezes o limite médio diário recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para um homem adulto. Segundo a OMS, homens não devem exceder a ingestão de 21 unidades por semana e as mulheres, 14 unidades. Cada unidade significa 10g de álcool. No Brasil, o teor alcoólico das cervejas mais famosas fica entre 3% e 5%.

A Tokyo usa em sua composição jasmim, cranberries (uma fruta do hemisfério norte), malte e lúpulo americano e então é fermentada com levedura de champanhe para aumentar o teor alcoólico.

A bebida está sendo vendida na Grã-Bretanha por 9,99 libras (cerca de R$ 31) a garrafa.

O lançamento da BrewDog foi criticada por instituições de combate ao alcoolismo, mas a cervejaria insistiu que a nova bebida vai ajudar a combater a cultura local do consumo rápido de grandes quantidades de bebida alcoólica.

“Cervejas produzidas em massa, industrializadas, são tão suaves e sem sabor que você fica inclinado a beber uma grande quantidade”, afirmou o fundador da BrewDog, James Watt.  “Estamos desafiando as pessoas a consumir menos bebidas alcoólicas e educando o paladar dos apreciadores com cervejas artesanais que possuem uma incrível profundidade de sabor, corpo e caráter. As cervejas que fazemos na BrewDog, incluindo a Tokyo, fornecem uma cura à cultura do consumo rápido de cerveja”, acrescentou.

Uma ONG escocesa que combate o alcoolismo, a Alcohol Focus Scotland, afirmou que o argumento da cervejaria é um “engano” e que a alta porcentagem de álcool da Tokyo pode causar tantos danos quanto o excesso de bebidas.  “Esta companhia está completamente enganada se pensa que uma cerveja com 18,2% de álcool por volume vai ajudar a resolver os problemas da Escócia com bebidas alcoólicas”, afirmou o diretor executivo da organização Jack Law.  “É absolutamente irresponsável lançar uma cerveja tão forte em um momento em que a Escócia enfrenta níveis sem precedentes que problemas de saúde e sociais relacionados ao álcool. Apenas uma garrafa desta cerveja contém seis unidades de álcool, duas vezes o limite diário recomendado”, acrescentou.

“A ideia do consumo rápido de bebidas alcoólicas se resume a ficar bêbado rápido, então, esta cerveja vai ajudar as pessoas?”, questionou uma porta-voz da ONG britânica de combate aos problemas do fígado British Liver Trust. BBC Brasil.

Fonte: O Estado de S. Paulo

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