Retrospectiva cervejeira 2009

Comentários
559 visitas

retrospectivacervejeiraTão tradicionais como o peru e a carraspana etílica da ceia, é nos finais de ano que as retrospectivas vicejam nos canais televisivos. E, como o leitor não verá nesses programas qualquer menção às cervejas especiais, faço aqui a minha retrospectiva cervejeira, baseada nas postagens do Blog do BREJAS ao longo deste ano que se vai.

E que ano! Começou em negras nuvens, na esteira da crise mundial que tantas cabeças fez rolar planeta afora. O governo brasileiro ainda deu uma senhora “mãozinha” pro lado luminoso da Força Cervejeira, aumentando a carga tributária para o setor, penalizando as micros. Driblando a crise e a tungada governamental, a Cervejaria Colorado mudou a tampinha das suas garrafas. Já a Falke Bier respondeu com o lançamento de duas novas brejas, Estrada Real e Ouro Preto. E logo em fereveiro as cervejas Boon, no estilo lambic, chegaram ao país, surpreendendo paladares.

Em março este escriba esteve em viagem exploratória cervejeira por Nova York. De quebra, aprendi um pouco sobre a nascente e criativa escola cervejeira americana. Na volta, este site promoveu o evento que hoje é uma tradição zitogastronômica, o primeiro Pratos & Brejas, coincidindo com o lançamento do nosso Guia de Harmonização e da Galeria de Fotos. Seguindo o ritmo novidadeiro, cervejeiros de Belo Horizonte lançaram as bases para o Movimentoslow-bier-brasil Slow Bier Brasil. As festas foram no mesmo dia, e os convivas de Campinas e de Belô confraternizaram juntos via skype. E, em maio, foi a vez do Confrade brejeiro Ricardo Sangion fazer a sua trip pela Escandinávia e Rússia.

Foi em 2009 que a Guinness, stout que arrebata fãs universais, completou 250 primaveras. A Colorado anunciou em primeira mão aqui no BREJAS sua mais nova cerveja Vintage Black Rapadura que, graças à inoperância burocrática do Ministério da Agricultura que ainda não a liberou para o consumo, até hoje ainda dorme nos estoques da fábrica em Ribeirão Preto, longe dos nossos paladares. E enquanto a Backer Medieval que, com sua ritualística peculiar, atraía a atenção nos bares quando a chama era acesa para abrir seu lacre, a cultura cervejeira coloradovintageblackrapadura2adentrava ao território do vinho, a reboque das paletras e degustações ministradas por este escriba na Associação Brasileira de Sommeliers.

Talvez o evento cervejeiro que mais animou a comunidade brejeira nacional foi a Brasil Brau – Feira Internacional de Tecnologia em Cervejas. Praticamente todo o mundo cervejeiro brasileiro apareceu por lá, e a confraternização foi imensa, além da troca de informações e dos negócios entabulados. Um barato de evento, que deveria acontecer todos os anos — e não bienalmente, conforme a fórmula de hoje. Foi por essa época que o Ranking de Cervejas do BREJAS completou sua milésima cerveja cadastrada enquanto a Joinville Porter, receita ganhadora do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, era lançada. O ano também marcou a vinda de personalidades cervejeiras internacionais. Visitaram as terras patropis gente do porte de Randy Mosher, Conrad Seidl e Charles Papazian.

“Belo Horizonte respira cerveja artesanal”, já dizia o cervejeiro Marco Falcone. Pelas graças de Gambrinus eis que, nas ondas do rádio, nascia o programa Pão & Cerveja, capitaneado pela jornalista Fabiana Arreguy (CBN de Belo Horizonte). Perde-se a conta do caminhão de personalidades do mundo da cerveja que já participaram da coluna semanal. A luta, agora, é fazer com que o programa seja veiculado em rede nacional. E foi lá de Belo Horizonte que também surgiu a novidade lítero-cervejeira do ano na língua portuguesa: O Larousse da Cerveja, guia obrigatório doLaroussedacerveja mineiro Ronaldo Morado. E, pra arrematar a onda cervejeira mineira, em agosto o BREJAS esteve por lá a convite dos cervejeiros quando, na companhia de personalidades como o mestre cervejeiro Paulo Schiaveto, percorreu a nascente Rota Cervejeira de Belo Horizonte.

Outubro foi mês de dois eventos cervejeiros por excelência, ambos cobertos in loco pelo BREJAS. A Oktoberfest de Blumenau mais uma vez apresentou ao grande público as cervejarias artesanais da região do Vale do Itajaí. Já na capital carioca, o IV Concurso de Cervejas Artesanais das ACervAs (associações de cervejeiros caseiros) reuniu mais de mil pessoas numa grande e inesquecível festa.

2009 também foi o ano deste site virar bar. Em novembro nasceu em Campinas (SP) o Bar Brejas, de propriedade dos editores deste sítio. Dedicado exclusivamente às cervejas especiais, o Bar Brejas tem o compromisso de fazer na prática o que já praticamos no meio virtual: Beer evangelizar. Em apenas um mês de operação o interesse do público e barbrejasda mídia local foi intenso, tanto que a casa foi eleita pela AcervA Paulista como sua sede oficial.

Aproveitando o assunto beer evangelismo, o ano que se finda foi, sobretudo, o ano das pessoas “acordarem” para as cervejas especiais. Cada dia há mais pessoas querendo experimentar e, por conseguinte, se expressar, sobre os novos aromas e sabores já provados. Foi com uma certa relutância que o BREJAS lançou, em setembro o Fórum de discussões cervejeiras. O receio era o de que outras mídias “da moda”, como Orkut e Twitter, engolissem o aplicativo, deixando-o às moscas. O que ocorreu foi exatamente o contrário: A comunidade cervejeira recebeu maravilhosamente bem o Fórum do BREJAS, que angariou usuários entusiasmados — e qualificados! — e, em alguns dias, mais de 70 participações. Esses usuários promoveram em dezembro o 1º Encontro do BREJAS em São Paulo, evento mais que animado, regado a amizade, cervejas especialíssimas e degustaçãoencontrobrejas première da Bamberg Weizenbock, a cerveja nº 1000 do Ranking BREJAS.

E é justamente por causa desse interesse crescente por parte do consumidor que o ano se vai deixando um saldo altamente positivo. É sintomático, por exemplo, que as cervejas artesanais dos Estados Unidos estejam aportando por aqui: Em janeiro de 2010 chegam Flying Dog e Anderson Valley, e em março é a vez das Brooklyn Brewery. E, na banda nacional, mais brejas artesanais brasileiras continuam abiscoitando prêmios na Europa.

Dificuldades, sempre teremos. Mas é com galhardia que as venceremos, e temos de ter sempre em mente que é possível vencê-las. Prova disso foi o corte à metade do ICMS com que foram agraciadas, em novembro, as cervejarias artesanais de Santa Catarina, uma vitória para a cultura cervejeira, ainda que regional.

O caminho é irreversível; quem experimenta as brejas especiais invariavelmente se apaixona, criando a cada dia que passa mais massa crítica ao “nosso” favor. Para a cultura cervejeira nacional, o ano de 2009 não foi apenas bom em si próprio. Foi também um prenúncio do que virá nos próximos anos. E o vislumbre desse vir-a-ser é, apesar das dificuldades, extremamente promissor.

Feliz 2010 cervejeiro!

7 Respostas para “Retrospectiva cervejeira 2009”


  • 1 Felipe Ribeiro

    Fico feliz em saber que 2009 foi muito especial para os que já respiravam esses ares antes de mim.
    Sou novo nessa cultura, não bebi mais que 30. A planilha que o Pedro disponibilizou está pedindo mais nomes.
    Espero que 2010 seja ainda mais brilhante e que esse espírito dos Confrades continue assim.

    Feliz Ano Novo para vocês galera!

    Felipe Ribeiro (Duende)

  • 2 Luis Antonio Teixeira

    Grande ano para a cultura cervejeira, grande ano para o Brejas !! 2009 com certeza vai ficar na memória de todos os amantes da boa cerveja.
    Parabéns ao Brejas, que entra ano e sai ano e continua sendo o melhor site ”cervejístico” do Brasil.

  • Sem duvida nenhuma desde que esotu nesse meio cervejrio 2009 foi o ano mais hostorico para a cultura nacional, e espero que daqui pra frente cada ano seja melhor que o anterior.
    Um otimo 2010 para toda a turma regada a muita cerveja de alta qualidade

  • Um pussta 2010 pra vocês !
    Fantástica retrospectiva de um ano marcante e inesquecível.
    Parabéns galera pelo pioneirismo e diversidade !
    Crescemos juntos com o BREJAS !

  • Caro Mauricio e time BREJAS,

    Através de mensagens recebidas da bela iniciativa PÃO E CERVEJA, acompanho e leio também suas resenhas no BREJAS. Em particular, nesta última em retrospectiva 2009, é mesmo muito marcante a evolução traçada no mercado brasileiro de cervejas.

    Curiosamente, feito avalanche, muitos profissionais do NEGÓCIO CERVEJAS realizando muitas ações concomitantes e complementares para que os resultados pudessem ser como este que vimos no último ano. E que venham os desafios de ano novo!

    As iniciativas do BREJAS merecem muito respeito. Ousadia, inovação, paixão, interatividade – tudo às alturas – marcam o caminho de sucesso que vocês estão trilhando. Parabéns pelas conquitas no mundo virtual, e agora também, no mundo real.

    Ainda sobre seu texto, gostaria de comentar que BRASIL BRAU, evento realizado pela Associação Brasileira de Profissionais em Cerveja e Malte, nasceu há pouco mais de 20 anos e sempre foi conduzida bienalmente por questões de viabilidade. Mais recentemente, desde edição 2005, BRASIL BRAU vem se reconstruindo e se reinventando com base nas ampliações do espectro NEGÓCIO CERVEJAS. Muitos esforços dos que realizam, organizam, patrocinam, expõem, educam, prestigiam – uma engrenagem bonita de se ver e que deu, em 2009, sinais de caminho certo.

    Espero que tenhamos a chance de nos encontrarmos em breve – lindas cervejas e boa conversa para brindar a boa vida em 2010!

    Muito obrigada.
    Cilene.

  • 6 Mauricio (BREJAS)

    Felipe, Luis, Renato e Miga,
    Muito obrigado pelas felicitações e elogios!
    Que 2010 seja um grande ano pra todos nós!
    Um abração.

  • 7 Mauricio (BREJAS)

    Cilene,
    Partindo de você, uma das profissionais em cerveja mais respeitadas no mundo todo, os elogios ficam ainda mais entusiasmantes para que continuamos o nosso trabalho! Muito obrigado!!!
    Com relação à Brasil Brau, não poderia deixar de parabenizar a COBRACEM, da qual você é presidente, pela organização da Feira. Com toda certeza, foi o evento mais importante de 2009, e faço aqui coro com muita gente: Vamos tornar a Feira anual??? Apoio da comunidade cervejeira, certamente, vocês já têm!
    Muito obrigado por ser leitora deste espaço, espero que continua curtindo. Certamente, vamos sim nos encontrar em breve para brindarmos juntos ao grande ano de 2009 e aos planos para 2010!
    Um imenso abraço meu e dos demais Confrades do BREJAS.

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]