Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.9 14
Alemanha
Denis Conrado
Denis Conrado
24 de Novembro de 2015 4675
(Atualizado: 09 de Agosto de 2017)
Avaliação Geral
 
4.0
Aroma
 
7/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Imagine uma cervejaria dedicada à pesquisa e recriação de estilos alemães históricos perdidos no tempo: esta é a The Monarchy.

Em atividade desde 2012, ela é uma espécie de projeto paralelo encabeçado pelo jovem Sebastian Sauer - cofundador da inovadora cervejaria "Freigeist BierKultur", de Colônia. O rapaz, que esteve no Brasil em 2015, chegou inclusive a desenvolver algumas receitas colaborativas com a cervejarias "2Cabeças" (RJ) e "Abadessa" (RS).

METHUSALEM

Reinterpretação de um tipo de cerveja histórica - praticamente extinta - chamada "Adambier".

Originária da cidade alemã de Dortmund, as Adambiers são relacionadas às 'Altbiers' de Düsseldorf - só que mais alcoólicas, ácidas, além de geralmente envelhecerem por longos períodos em barris de carvalho. Não por acaso, o rótulo emprega a figura de Matusalém - personagem que, segundo a Bíblia, foi o homem mais velho a viver na Terra.

Outra forma de tentar compreender as Adambiers, seria pensá-las como uma espécie de 'Doppelsticke' (uma 'Altbier' mais forte') ácida. Afinal, tal como suas "primas" de Düsseldorf, são 'ales' fermentadas e maturadas em temperaturas próximas à de uma 'lager'.

*Unidade produzida sob contrato na fábrica da cervejaria Vormann Brauerei, em Hagen, Alemanha
**Envasada em 2015
***Degustada em temperatura ambiente externo (16ºC).

De coloração marrom escura, forma dois dedos de colarinho bege, cremoso e duradouro.

Aroma suave, passando por toques caramelizados, defumados, minerais, leve esterificação e oxidação. As lembranças mais imediatas, ainda que sutis, sugerem toffee, sal de frutas e ameixa.

De corpo médio-alto e carbonatação amena, na boca une componentes adocicados e defumados de malte a gentil acidez; nuances frutadas e minerais complementam de fundo. Notas de ameixa preta, madeira velha e ligeiro salgado vêm pontuando aqui e ali. O final segue assim agridoce e discretamente tostado. Difícil acreditar ter 10% de álcool.

Cerveja muito elegante - delicada, saborosa e principalmente equilibrada. Eu poderia tomar várias canecas seguidas sem nem ver o tempo passar. Vale a pena conhecê-la.

Detalhes

Degustada em
05/Agosto/2017
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
Clube Wbeer
Preço
R$ 22,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se