Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.2 14
Alemanha
Fabio Massini
Fabio Massini
20 de Maio de 2011 3289
(Atualizado: 14 de Novembro de 2011)
Avaliação Geral
 
3.4
Aroma
 
6/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
14/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
Essa Rothaus Märzen possui um aspecto bem leve, limpo e fácil de beber. É uma cerveja com tonalidade dourada, quase alaranjada, bastante viva; não é acobreada como as Märzen em geral, possuindo, na verdade, uma aparência Lager/Pilsner. Possui bastante efervescência e translucidez. Formou uma camada apenas mediana de creme branco, que assentou com certa rapidez, restando uma fatia duradoura porém pouco espessa no copo. Deixou apenas um pouquinho da lacing nas laterais.

Seu aroma é bastante perfumado e floral, mas equilibrado. Eu esperava algo tendenciosamente adocicado/tostado, mas me deparei com notas maltadas e lupuladas em igual proporção. Percebe-se muito lúpulo floral junto com malte, caramelo, mel, pão e biscoito. Fermento bem abundante, bem aparente. Sem grande complexidade, mas forma um aroma limpo e saboroso, que foge um pouco do estilo proposto.

Na boca, ela finalmente mostra toda sua doçura maltada, sendo aí sim um cerveja tendenciosa. Muita sensação de malte caramelo, de mel e de toffee/biscoito, além do fermento. O amargor lupulado, presente ao fundo, se realça somente ao final do gole, mas ainda assim de maneira bem contida. No geral, a doçura dominou o gole por completo. Traz sutis pontadas de metalizado. O retrogosto continua adocicado, porém de forma refrescante e com duradouras notas de malte (pão e biscoito). O corpo dessa cerveja é bem leve, com algo de sedoso (e de diacetil). A carbonatação é mediana, com uma crocância macia e precisa. O álcool encontra-se muito bem inserido e não destoa. A drinkability é alta, pois a cerveja possui uma doçura muito saborosa, bem harmoniosa e pouco enjoativa, além de ser muito refrescante.

Confesso que essa Rothaus Märzen Export me decepcionou inicialmente, tanto pela aparência quanto pelo buquê. Achei que, em ambos os quesitos, ela fugiu do esperado para o estilo. Porém se retratou no paladar. É realmente uma típica Märzen, ideal para uma Oktoberfest. Bem adocicada e com traços incisivos de fermento. É um estilo pouco comum no Brasil, mas que não deve causar muita estranheza aos paladares locais. Gostei bastante. Recomendo com facilidade.

Detalhes

Degustada em
13/Novembro/2011
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Brasil Brau 2011
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se