Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

2.8 22
Alemanha
Ricardo Sangion
Ricardo Sangion
14 de Janeiro de 2010 7746
(Atualizado: 26 de Maio de 2013)
Avaliação Geral
 
2.7
Aroma
 
5/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
10/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
5/10
A cerveja Schneider Weisse TAP 3 Mein Alkoholfreies (do alemão: livre de álcool) é uma cerveja de trigo do estilo 'sem álcool' ou de baixo teor alcoólico. Em regra o termo sem álcool não deveria ser utilizado, pois a maior parte das cervejas desse segmento tem uma determinada quantidade alcóolica, apesar de a mesma poder ser residual e geralmente menor do que 3% ABV. A obtenção deste estilo pode ser feita de duas maneiras: através de um processo de fermentação e elaboração acompanhado de perto, onde se evita a formação de álcool, ou então utilizando-se de um sistema de extração do álcool da bebida, fazendo-a passar por uma membrana permeável especial. São cervejas muito leves no aroma e no sabor e de corpo suave.

É fabricada pela cervejaria Schneider Weisse, fundada em 1872 em Munique (capital do Estado da Baviera) por George Schneider I. A história da cerveja de trigo é também a história da família Schneider. Ele era um fabricante real de cerveja, ou seja, detinha autorização para tanto. Como a cerveja de trigo estava em declínio o rei decidiu vender o direito de sua fabricação. George Schneider acreditou neste estilo, comprou o direito e começou a produzi-la sob sua marca em Munique. A cerveja ainda hoje é fabricada com a receita original do fundador, atualmente o empreendimento está sob os cuidados da sexta geração familiar e está sediado na cidade alemã de Kelheim.

A garrafa é de 330 ml, cor marrom, e apresenta bonito e colorido rótulo que traz as gravuras do fundador e do prédio original da fábrica, bem como o selo de aprovação no teste de teor alcoólico. No contra-rótulo as informações afetas aos ingredientes, graduação, temperatura de serviço, validade etc.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração situada entre o alaranjado e o avermelhado, opaco, com mediana turbidez, espuma bege de exuberante formação, densa e consistente, e de mediana manutenção. Perlage (bolhas) perceptível.

O aroma é suave e bem agradável, tendo revelado notas de trigo, pão, fermento, algo cítrico, caramelo e torrefação.

O líquido se apresenta com uma textura acetinada e o sabor se mostra igualmente suave e adocicado, ostentando notas de caramelo, pão, fermento, banana, trigo, algo cítrico que lembra laranja e lúpulo discreto. O final é levemente amargo e curto e o retrogosto é caramelado. O álcool de ABV 0,3% é imperceptível. A carbonatação é média e o corpo é suave. A drinkability é razoável!

O conjunto harmonioso vem ao encontro do que o estilo propõe, não havendo nada muito marcante. Como estamos acostumados ao álcool a tendência é torcer o nariz para a breja. Foi a primeira cerveja sem álcool que degustei e foi uma experiência agradável, mas não posso dizer que anseio por repeti-la.

Vale pelo conhecimento!

Detalhes

Degustada em
26/Maio/2013
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
www.clubedomalte.com.br
Preço
R$ 13,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se