Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.0 31
Alemanha
Lucas Zufi Leite
Lucas Zufi Leite
19 de Maio de 2013 7441
(Atualizado: 10 de Novembro de 2013)
Avaliação Geral
 
4.4
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
A Aecht Schlenkerla Rauchbier Urbock é uma cerveja de baixa fermentação do estilo Rauchbier (cerveja de fumaça, defumada) que teria surgido na cidade alemã de Bamberg por volta do século XV. Reza uma lenda que o estilo surgiu quando uma cervejaria pegou fogo e apesar dos estragos decorrentes de o malte ter sido contaminado pela fumaça o proprietário vendeu o produto mesmo assim. Trata-se de cervejas de coloração escura em razão do malte utilizado, o qual pode ser secado por processo moderno ou, respeitando-se a tradição, ser secado à base de calor e fumaça decorrente da queima de madeira em forno aberto. Tal processo acaba por "contaminar" o aroma e o sabor na medida em que a fumaça (ar aquecido) passa pelos grãos retirando a umidade e impregnando-os. Para tanto é comum a utilização da dita 'madeira de faia'; 'Faia' é uma espécie de árvore comum na Europa e que pertence à mesma família do carvalho e do castanheiro. Quanto ao estilo, as cervejas apresentam aroma e sabor com notas defumadas que lembram madeira, fumaça e bacon, malte tostado e lúpulo moderado, com equilíbrio tendendo ao primeiro. O corpo e a carbonatação se apresentam médios.

É fabricada pela cervejaria Heller-Bräu que teria sido fundada em 1678 na cidade alemã de Bamberg, nas instalações de um antigo mosteiro que data do ano de 1405. Andreas Graser comprou a cervejaria em 1877 e seu jeito engraçado de andar e movimentar os braços, vez que possuía certa deficiência motora, era chamado pelos moradores de "schlenkern" e o local passou a ser chamado 'Schlenkerla', permanecendo assim até os dias atuais. O nome da cerveja é resultado da união das palavras Aecht (genuíno em alemão antigo), Schlenkerla (descreve o andar do dono), Rauchbier (cerveja defumada) e Urbock onde o prefixo 'Ur' significa primordial e bock é algo como cerveja forte escura. No portfólio da cervejaria destacam-se outras cervejas defumadas como a Weizen, a Marzen e uma Doppelbock - Eiche.

Validade 31/05/2014 - garrafa de 500 ml, cor marrom, bela tampa, sendo que o rótulo é colorido e se mostra estilizado com as gravuras do prédio da cervejaria e do antigo proprietário em seu andar característico, além de trazer o nome da cerveja em letras góticas e a expressão 'Bamberg Spezialität', cujo significado é intuitivo. No contra-rótulo vislumbram-se as demais informações tais como ingredientes, sazonalidade (inverno), validade, graduação alcóolica, impressões sensoriais, referência à maturação em barris de cobre etc.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração acobreada, mas num tom mais escuro, turbidez mediana, e que apresentou espuma de cor bege de belíssimas formação, consistência e cremosidade e de persistência duradoura, formando algumas rendas nas laterais da taça. Ao final permanece um anel de creme sobre o líquido, junto ao vidro. Perlage (bolhas) perceptível, num belo visual.

O aroma se revelou muito saliente, rico, um tanto complexo e inconfundível em sua marca registrada - intensas notas defumadas que lembram bacon (sem exagero), madeira queimada e fumaça. Além disso percebe-se malte tostado, malte caramelo, chocolate, fumo, turfa e lúpulo.

No paladar de perfil intensamente maltado e defumado o líquido se mostra oleoso e encorpado e reitera as percepções olfativas com notas defumadas de bacon, fumaça e madeira úmida queimando, maltes tostado e caramelo, açúcar, fumo, turfa e amargor discreto de lúpulo herbal. O final é seco, prolongado e sutilmente amargo e o retrogosto é agridoce e esfumaçado. O álcool de ABV 6,5% é bem inserido e não destoa. O corpo é médio-alto e a carbonatação é média. Ótima drinkability, pois o defumado, conquanto pronunciado, não é enjoativo.

Degustação prazerosa, proporcionada por conjunto complexo, equilibrado e robusto. Excelente Rauchbier, muitíssimo bem acabada com o período de maturação em barris de cobre. Meu segundo exemplar no estilo, que, diga-se, é bem mais representativo que a boa Eisenbahn Rauchbier.

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
09/Novembro/2013
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
http://clubedomalte.com.br
Preço
R$ 22,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se