Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.0 31
Alemanha
Lucas Zufi Leite
Lucas Zufi Leite
19 de Maio de 2013 7465
(Atualizado: 01 de Junho de 2015)
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
10/10
A "Schlenkerla" é uma cervejaria histórica localizada na icônica cidade de Bamberg, Alemanha. Datada de aproximadamente 1405, durante séculos funcionou como uma taverna passando pelas mãos de dezenas de proprietários. Documentos apontam que o prédio foi destruído, reconstruído e modificado diversas vezes.

Porém foi somente em 1877, após ser herdada pelo mestre-cervejeiro Andreas Graser, que o local ganhou o seu nome atual. Graser tinha um problema físico que o fazia balançar os braços e gingar o corpo enquanto andava. No dialeto francônio esse jeito diferente de caminhar era descrito como "schlenkern", o que levou as pessoas a chamarem o lugar de"Schlenkerla" - algo como, "manquinho".

Hoje o negócio está nas mãos da 6ª geração da família Graser/Trum, funcionando como cervejaria, brewpub e biergarten.

BAMBERG E AS DEFUMADAS

Tombada pela UNESCO como patrimônio da humanidade, a cidade de Bamberg é também conhecida pela tradição na produção de 'Rauchbier', ou seja, cervejas defumadas. Reza a lenda que em 1678 a fumaça de um incêndio próximo a uma cervejaria contaminou o malte, deixando passar assim o gosto para a cerveja. Mas a verdadeira história (não tão pitoresca) é que praticamente todas as cervejas feitas na antiguidade tinham um gosto defumado. Isso porque o único método disponível para secar o malte era colocá-lo diretamente sobre o fogo. Curiosamente, logo que a tecnologia de secagem indireta foi desenvolvida, as cervejas defumadas passaram a ser uma raridade no mundo. Mas não em Bamberg.

Para se produzir a verdadeira 'Rauchbier' o malte é colocado para secar num forno aquecido pela combustão de lenha de faia. A fumaça ali desprendida confere um sabor único.

ENFIM, A CERVEJA!

A "Aecht Schlenkerla Rauchbier Urbock" é um rótulo sazonal de inverno produzido entre os meses de outubro e dezembro - época das cervejas fortes em Bamberg. Sua base é uma cerveja do estilo 'bock' feita com maltes defumados. Durante meses ela permanece maturando em barris de cobre armazenados nos antigos porões escavados nas rochas sob o morro Stephansberg.

Marrom clara e translúcida, forma exuberante espuma bege e fofa de longa permanência.

Intenso caráter defumado marca o olfato, remetendo diretamente a toucinho e embutidos como copa e salame. Traços de malte tostado/caramelizado posicionam-se subjacentes, agregando magnífica profundidade aromática. Suave brisa de lúpulo e castanhas precede ares condimentados em notas de fumo de corda e "Jintan". Espetáculo!

De corpo alto e carbonatação mediana, ao paladar entrega agradável dulçor
de malte e caramelo, passando por nozes e castanhas. Ao contrário do aroma, toda a carga defumada aparece em segundo plano complementando o sabor meio a pinceladas de bacon e salame. Um oportuno toque salgado surge bem ao centro, o que valoriza a suculência dos maltes. Sutil amargor coloca-se no limite do suficiente apenas para equilibrar. O final segue cheio - ao mesmo tempo macio e condimentado - salpicado por ecos de especiarias sugerindo "Jintan". A 'drinkability' é bastante razoável em se tratando do estilo.

Cerveja absolutamente primorosa fruto de anos de aperfeiçoamento. Uma experiência única. Se tiver a oportunidade, não deixe de experimentar.



Detalhes

Degustada em
01/Junho/2015
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
Loja Bier Vila, Parque Vila Germânica, Blumenau - SC
Preço
R$ 33,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se