Cadastre-se

Freigeist Medusalem Eisbock

Jefferson  Chicone
Updated 21 de Agosto de 2022
 
4.3 (2)
3238 0 2

Avaliações dos usuários

2 avaliações
Avaliação Geral
 
4.3
Aroma
 
8/10(2)
Aparência
 
5/5(2)
Sabor
 
17/20(2)
Sensação
 
5/5(2)
Conjunto
 
9/10(2)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
De volta ao item
2 resultados - mostrando 1 - 2
Ordenar
(Atualizado: 21 de Agosto de 2022)
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Resgatar e reinterpretar estilos históricos de cervejas alemãs quase esquecidos no tempo: esta é a ideia por traz da Freigeist Bierkultur: projeto criado em 2009 por Sebastian Sauer (mestre-cervejeiro) em parceria com Peter Esser (dono do brewpub Braustelle na cidade de Colônia, Alemanha).

Apesar de terem surgido no mesmo local, Freigeist e Braustelle são como empresas distintas, sendo a primeira localizada hoje em Stolberg - cidade próxima a Colônia.

MEDUSALEM

O rótulo propõe uma espécie de Eisbock feita a partir de outra cerveja chamada Methusalem. Esta, por sua vez, se trata de uma Adambier lançada pela The Monarchy (marca subsidiária da Freigeist).

MAS O QUE É UMA ADAMBIER?

Adambier é um estilo de cerveja histórico, praticamente extinto.

Originária da cidade alemã de Dortmund, a Adambier tem relação com as Altbiers de Düsseldorf - só que mais alcoólica, ácida, além de, geralmente, envelhecer por longos períodos em barris de carvalho. Ela pode ser pensada como uma espécie de Doppelsticke (que é uma Altbier' duplamente mais forte), só que com certa acidez. Tal como suas "primas" de Düsseldorf, trata-se de uma ale fermentada e maturada em temperaturas próximas às de uma lager.

*Unidade guardada desde 2017, "vencida" em 30/06/2018.
**Apreciada em temperatura ambiente externo a 11º C.

De coloração marrom escura, forma espuma bege estreita, de longa duração.

No nariz, caramelo vem à frente entre toques defumados, frutados, acastanhados e minerais. Reminiscências de toffee, marrom glacê, cereja emcalda e sal de frutas se destacam. Salutar traço de oxidação atravessa, ao fundo.

Na boca tem corpo elevado e carbonatação quase nula, com textura licorosa. Equilibrada doçura de caramelo surge no centro, atrelada a um defumado sutil e agradável acidez lembrando algo como uma redução de vinagre balsâmico. Sugestões de marrom glacê, licor de marrasquino e geleia de tamarindo surgem subjacentes. Álcool super bem inserido, não gerando nenhum tipo de queimação (o que é um perigo)! O final segue equilibrado, moderadamente agridoce, tostado, frutado, ligeiramente salgado.

Cerveja espetacular que poderia ter sido mantida guardada por talvez mais trinta anos. Único problema é que - diferente de Perseu - fiquei petrificado de bêbado após matar essa Medusa. kkkkk Meio litro de 18% não é brincadeira!

Detalhes

Degustada em
19/Agosto/2022
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
wbeer
Freigeist Medusalem Eisbock
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
Avaliação Geral
 
4.1
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
8/10
Aroma bem voltado pra especiarias e leve caramelo. Sabor bem frutado, lembrando frutas vermelhas, leve acidez, tostado, seca, muito limpa, leve picancia, álcool em gosto não, adocicado médio,
Bem licorosa, corpo leve, fácil de beber nada incomodar formação de espuma bem baixa.
Tá essa é a melhor Eisbock até hoje. (Com coisa que foram muitas)

Detalhes

Degustada em
05/Janeiro/2018
Envasamento
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
2 resultados - mostrando 1 - 2
Cadastre-se