Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.3 58
Áustria
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
29 de Agosto de 2008 7896
(Atualizado: 05 de Maio de 2013)
Avaliação Geral
 
3.8
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
8/10
Degustada com quase 1 ano e meio de guarda após validade.

Essa Schloss Eggenberg Urbock 23° é uma cerveja muito elegante, muito requintada, que se auto-define como uma Pale Double Bock. Na taça, sua apresentação é atraente. Ela possui coloração laranja-escura, bem puxado para um marrom-amadeirado ou âmbar muito denso e fosco. Exibe baixa translucidez (mesmo não sendo escura), pouca efervescência aparente e nada de sedimentos. Ela formou uma camada média, não muito espessa, de creme claro, espumoso, com bolhas pequenas, o qual assentou rapidamente sobre o líquido, restando fina película. Lacing nulo.

Seu aroma é forte e potente, desgarrando suas notas com grande facilidade. De cara, já é possível sentir a potência alcoólica, mas o buquê é muito mais de que isso. Sensações maltadas muito saborosas e predominantes. Notas de casca de pão, biscoito, mel, caramelo/toffee, butterscotch, malte tostado, amadeirado e defumado, frutas secas/cristalizadas (laranjas, tâmaras, damascos), nozes/amêndoas, baunilha, mascavo, uvas verdes, passas, cassis e lúpulo herbal/terroso já mais discreto. Buquê muito complexo e incrivelmente sem off-flavors. Realmente sofisticado, vinoso/licoroso, que cresce muito com o aumento da temperatura.

No paladar, o gole inicia crocante e doce. E essa doçura é tal que realmente reina na boca, com sua intensa característica caramelizada e com nuances tostadas/amadeiradas. É possível sentir ainda os condimentos de baunilha, canela e noz moscada, bem como mel e alguns dos ésteres frutados do aroma (laranja, damasco, passas, cassis). Toda essa carga complexa (e pesada) esconde um pouco o lúpulo, mas ele está presente, conferindo amargor final muito terroso. O final do gole é muito agressivo e intenso em picância, em álcool, chegando a amortecer a língua e a esquentar o céu da boca. Retrogosto duradouro, ainda picante/alcoólico com sensações de caramelo/toffee/mel, madeira/defumação, frutas secas e canela/mascavo. Corpo licoroso, muito sedoso. A carbonatação, mesmo com a guarda, mostrou-se mediana, conferindo muita crocância ao gole, algo que eu não achei adequado. Álcool muito potente, em proposta adequado, mas na prática sendo destoante ou enjoativo em momentos pontuais. Drinkability claramente limitada; o gole é visivelmente desequilibrado e muito doce tornando a degustação vagarosa. O álcool também não colabora. Ainda assim, como cerveja de inverno é um rótulo muito adequado.

Apesar de minha avaliação ser crítica em muitos pontos, eu gostei muito da Urbock 23°. Em geral, gosto bastante da Schloss Eggenberg que possui alguns rótulos ligeiramente acima da média, mesmo não sendo tão badalada. Essa Urbock 23° é realmente pesada, forçando uma degustação demorada. Mas isso acaba sendo bom, pois a cerveja ganha muita qualidade conforme vai esquentando na taça. Seu aroma consegue ficar ainda mais primoroso. Na boca, contudo, continua pesada, com álcool e doçura muito desgastantes. É uma bela opção em termos de Double Bock. Lembra vagamente alguns rótulos pesadões da Samichlaus. Recomendo facilmente!!!

Detalhes

Degustada em
05/Maio/2013
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se