Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.5 24
Bélgica
Jefferson  Chicone
Jefferson Chicone
09 de Novembro de 2015 9181
(Atualizado: 26 de Dezembro de 2015)
Avaliação Geral
 
3.6
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
14/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
A "Notre-Dame de Leffe" é uma histórica Abadia belga localizada na região da Valônia, especificamente no distrito de Leffe, ao norte de um vilarejo chamado Dinant. Comandada pelos padres da "Ordem Premonstratense dos Cónegos Regulares" (antigos "Norbertinos"), sua fundação remonta ao longínquo ano de 1152, porém só em 1240 iniciou-se a produção cervejeira.

Durante os séculos a Abadia passou por inúmeros revezes, incluindo uma inundação em 1460 e um incêndio em 1466. Com o advento da Revolução Francesa, o local foi fechado e abandonado - sendo restabelecido mais de um século depois, em 1929. Já produção cervejeira foi retomada em 1952, porém não mais ocorrendo nas dependências da abadia.

No decorrer das últimas décadas, a produção foi assumida por grandes grupos cervejeiros que pagam à Abadia de Leffe o direito de uso da marca. Hoje, sob o comando da AB-Inbev, toda a linha é produzida em Leuven, na fábrica da Stella Artois.

Apesar disso, fãs da marca podem degustar e conhecer mais sobre as cervejas na "Maison Leffe" - uma espécie de centro de visitação e hotel (sim, você pode se hospedar lá) localizado próximo à Abadia, na vila de Dinant. O local funciona num antigo prédio que durante muitos anos abrigou um monastério.

ROYALE WHITBREAD GOLDING

Nomenclatura adotada em 2015 para a já conhecida "Leffe Royale", deixando apenas transparecer que a receita leva 3 tipos de lúpulo com 'dry-hopping' de "Whitbread Golding" - uma variedade da planta proveniente da região de Poperinge, na Bélgica.

Líquido translúcido de tons alaranjados. Na taça exibe média formação de espuma bege de longa permanência.

Traços frutados, fenólicos e sutil presença de lúpulo marcam o aroma via notas de cravo, banana, damasco seco e flor de limoeiro. A típica assinatura de levedura belga faz o pano de fundo.

Ao paladar mostra corpo médio-alto com significativa doçura e carbonatação elevada. Agradável sensação licorosa de malte e açúcares carrega sugestões de cravo, banana, calda de damasco e frutas cristalizadas. Toques florais e suave aquecimento alcoólico cercam o final levemente condimentado. Média drinkability.

Cerveja justa, que entrega a essência de uma 'Blond Ale' belga por um preço pra lá de convidativo. Tenha sempre na geladeira!

Detalhes

Degustada em
25/Dezembro/2015
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Empório da Cerveja
Preço
R$ 9,50
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se