Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.6 3
Duvel Tripel Hop 2016 (HBC-291).png
Bélgica
Gustavo Watari
Gustavo Watari
28 de Agosto de 2016 2672
(Atualizado: 23 de Outubro de 2016)
Avaliação Geral
 
3.2
Aroma
 
7/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
13/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
6/10
Fundada em 1871 a "Duvel Moortgat" é uma das maiores e mais conhecidas cervejarias belgas, produzindo e exportando diversos rótulos para mais de 40 países mundo afora. Sua mais afamada cerveja é a "Duvel", uma 'Golden Strong Ale' cujo nome significa "diabo" num dialeto flamengo. Originalmente lançada para celebrar o final da Primeira Guerra, ela foi inicialmente batizada de "Victory Ale". Reza a lenda, porém, que em 1923, após experimentá-la pela primeira vez, um funcionário teria exclamado "nen echten duvel" (isto é um verdadeiro diabo) em referência ao elevado teor alcoólico. Nascia assim o novo nome.

DUVEL TRIPEL HOP HBC 291

A tradicional receita da Duvel utiliza dois tipos de lúpulos, respectivamente o inglês "Styrian Goldings" e o tcheco "Saaz". Em 2007, contudo, a cervejaria resolveu experimentar uma versão um pouco mais alcoólica na qual um terceiro tipo de lúpulo foi adicionado (também no "dry hopping"), inaugurando assim a série especial limitada, "Duvel Tripel Hop".

A receita se repetiu em 2010, surgindo novamente em 2012, só que utilizando "Citra" em vez do "Amarillo" das edições anteriores. Ainda em 2012, por decisão da diretoria, foi resolvido que a série "Tripel Hop" passaria a ocorrer anualmente. A versão 2013 trouxe como convidado o exótico "Sorachi Ace", de procedência japonesa. 2014 e 2015 trouxeram uma sequencia de americanos: "Mosaic" e "Equinox". Já 2016 volta com um americano, o "HBC 291", proveniente do Vale do Yakima.

Líquido dourado, levemente enevoado, a formar espuma branca, duradoura, de bolhas grandes.

O aroma destaca a presença do lúpulo via notas de grama cortada, capim e limão. Nuances frutadas e condimentadas deslizam abaixo, evocando damasco seco e pimenta do reino.

Na boca tem corpo alto, licoroso, com indulgente doçura de malte, álcool em evidência e bastante gosto de lúpulo. Reminiscências de capim, pimenta preta e limão acompanham um amargor apenas moderado. Traços herbáceos/terrosos permeiam o final quente e picante. Enjoativa, tem baixa drinkability. Algo que lembra aspartame aparece no 'aftertaste'.

Menos interessante de todas a versões, para o meu paladar. Mas valeu pela tradição de acompanhar as safras. Aguardemos pela 2017.

Detalhes

Degustada em
23/Outubro/2016
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Il Mercato Centrale, Roma, Itália
Preço
6,50 euros
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se