Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

Bélgica Odimi TogeOdimi Toge 26 de Outubro de 2012 3557
(Atualizado: 06 de Janeiro de 2017)
Avaliação Geral 
 
4.6
Aroma 
 
9/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
18/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
9/10
Localizada na pequena vila de Vleteren em Flandres Ocidental, Bélgica, a De Struise é uma das mais aclamadas cervejarias artesanais da atuaqlidade. Eleita em 2008, pelo portal "Ratebeer", como a melhor do mundo, seus rótulos têm sido cultuados por 'beergeeks' de toda parte.

Sua história começa em 2001, quando dois amigos - um cervejeiro caseiro e um criador de avestruz - decidiram produzir uma cerveja regional à moda antiga. O objetivo inicial era disponibilizá-la para quem se hospedasse na pousada que ambos mantinham juntos na fazenda de avestruzes. Não por acaso, a palavra "struise" significa "avestruz" no antigo dialeto flamengo. Entretanto, o termo é hoje mais utilizado como uma gíria no sentido de algo ou alguém "forte" ou "resistente". Portanto, o nome "De Struise Brouwers" carrega localmente um duplo sentido, podendo ser entendido também como "Os Cervejeiros Resistentes".

Além da fábrica em Oostvletren, a cervejaria mantém uma loja oficial na famosa cidade de Bruges.

PANNEPOT RESERVA - SAFRA 2009

No início do século passado, pescadores belgas da antiga vila De Panne - às margens do rio Panne na porção ocidental de Flandres - eram conhecidos por seus típicos barcos pesqueiros chamados de "pannepot", e também por sua cerveja tipo 'ale' forte escura. Para homenagear estes homens e sua bebida, a cervejaria De Struise criou a "Struise Pannepot" com o subtítulo de "Old Fisherman´s Ale" - uma alusão à tradicional cerveja consumida pelos velhos pescadores daquela época.

De acordo com a cervejaria, o rótulo propõe algo que fica na fronteira entre uma 'Belgian Dark Strong Ale' e uma 'Stout', com adição de especiarias. Nesta versão "Reserva", a mesma cerveja permanece envelhecendo por 14 meses em barris de carvalho francês.

Líquido marrom escuro, com mínima passagem de luz. Na taça, forma um dedo de creme bege escuro de média permanência.

Aroma intenso de chocolate e baunilha com nuances subjacentes de toffee, marrom glacê, ameixas pretas, jabuticaba e doce de coco. Fascinante!

Na boca, encanta pela textura aveludada, corpo alto e carbonatação intermediária. Uma doçura sólida, mas não enjoativa, estrutura os sabores que vêm em camadas carameladas, tostadas, esterificadas e amadeiradas. Sugestões de toffee, chocolate e baunilha explodem por toda a língua; toques de geleia de ameixa, marrom glacê e cocada complementam. Álcool quase imperceptível. Uma acidez bem sutil belisca o final doce, achocolatado e frutado. Reminiscências de compota de ameixa compõem o retrogosto.

Cerveja para se tomar de joelhos - simplesmente maravilhosa!

*Validade: 16/02/2017

Detalhes

Degustada em
06/Janeiro/2017
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
250 Beers Belgium, Bruxelas - Bélgica
Preço
4,95 Euros
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se