Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.5 4
Bélgica
Ricardo Bertolini
Ricardo Bertolini
12 de Março de 2013 3635
(Atualizado: 17 de Fevereiro de 2017)
Avaliação Geral
 
3.3
Aroma
 
7/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
13/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
7/10
A "Notre-Dame de Leffe" é uma histórica Abadia belga localizada na região da Valônia, especificamente no distrito de Leffe, ao norte de um vilarejo chamado Dinant. Comandada pelos padres da "Ordem Premonstratense dos Cónegos Regulares" (antigos "Norbertinos"), sua fundação remonta ao longínquo ano de 1152, porém só em 1240 iniciou-se a produção cervejeira.

Durante os séculos a Abadia passou por inúmeros revezes, incluindo uma inundação em 1460 e um incêndio em 1466. Com o advento da Revolução Francesa, o local foi fechado e abandonado - sendo restabelecido mais de um século depois, em 1929. Já produção cervejeira foi retomada em 1952, porém não mais ocorrendo nas dependências da abadia.

No decorrer das últimas décadas, a produção foi assumida por grandes grupos cervejeiros que pagam à Abadia de Leffe o direito de uso da marca. Hoje, sob o comando da AB-Inbev, toda a linha é produzida em Leuven, na fábrica da Stella Artois.

Apesar disso, fãs da marca podem degustar e conhecer mais sobre as cervejas na "Maison Leffe" - uma espécie de centro de visitação e hotel (sim, você pode se hospedar lá) localizado próximo à Abadia, na vila de Dinant. O local funciona num antigo prédio que durante muitos anos abrigou um monastério.

NECTAR

'Belgian Blond Ale', com aroma natural de mel, feita à base de malte de cevada, cereais não maltados, carboidratos, lúpulo e acidulante ácido cítrico.

Liquido cor de ouro velho, translúcido. No cálice, forma um dedo de colarinho branco de média retenção.

Aroma delicado, cercado por notas de cereais, damasco seco, leve floral e nuances de mel.

Ao paladar traz pronunciada doçura, com nítido toque de mel. Reminiscências de damasco seco, calda de açúcar e uma acidez cítrica bem leve, complementam. De corpo médio-alto e carbonatação vívida, seu final é doce, xaroposo e ligeiramente floral.

Cerveja interessante, apesar de meio enjoativa de se tomar sozinha. Creio que faria um bom par com sorvete de nata ou baunilha.

Detalhes

Degustada em
17/Fevereiro/2017
Envasamento
Volume em ml
250 ml
Onde comprou
Empório da Cerveja
Preço
R$ 12,90 + frete
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se