Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.4 4
Bélgica
Luiz Guilherme Pitta
Luiz Guilherme Pitta
29 de Novembro de 2015 1287
(Atualizado: 14 de Dezembro de 2019)
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Localizada na pequena vila de Vleteren em Flandres Ocidental, a De Struise Brouwers é uma das mais aclamadas cervejarias artesanais da Bégica. Eleita em 2008 como a melhor do mundo pelo portal Ratebeer, seus rótulos têm sido cultuados por apreciadores de toda parte.

Sua história começa em 2001, quando dois amigos (um cervejeiro caseiro e um criador de avestruz) decidiram produzir cerveja à moda antiga. O objetivo inicial era disponibilizá-la para quem se hospedasse na pousada que ambos mantinham juntos na fazenda de avestruzes. Não por acaso, a palavra "struise" significa "avestruz" no antigo dialeto flamengo. Hoje, contudo, o termo é mais utilizado como uma gíria no sentido de algo ou alguém "forte" ou "resistente". Dessa forma, o nome "De Struise Brouwers" carrega um duplo sentido, podendo ser também entendido como "Os Cervejeiros Resistentes".

Além da fábrica em Oostvletren, a cervejaria mantém uma loja oficial na famosa cidade de Bruges.

RIO RESERVA (2011)

Rótulo desenvolvido em colaboração com Ryohei Sugawara - mestre-cervejeiro e dono de uma rede de bistrôs, com sede em Tóquio, chamada Rio Brewing & Co. Feito pela primeira vez em 2008, tem como base uma Belgian Quadrupel.

A unidade em questão, por sua vez, foi brassada em 2011 e passou por dois estágios de envelhecimento:

- um ano em barris de carvalho previamente utilizados pelo vinho francês Saint-Émilion Tour Baladoz;
- um tempo não especificado em barris de carvalho americano empregados por whisky bourbon feito em Kentucky, nos Estados Unidos.

Em agosto de 2014 a cerveja foi envasada e refermentada na garrafa, mas só depois de três meses repousando à frio pôde ser comercializada.

Líquido âmbar escuro, quase marrom, devido à presença de sedimentos. Vertido no cálice, forma uma película fina de espuma bege de breve duração.

No nariz, elementos frutados e caramelados despontam atrelados à expressão dos barris. Com efeito, reminiscências de baunilha, vinho do porto, coco queimado e pimenta abraçam notas de figo seco, uva passa, cereja em calda, leve castanha e toffee.

O primeiro gole mostra uma cerveja robusta com reduzida carbonatação. Tal como no aroma, sugestões de uva passa, figo seco, cereja, toffee, castanhas, coco queimado e baunilha reafirmam sua complexidade. Nuances minerais e discreta acidez complementam a doçura. Álcool acalenta em adequada medida. O final chega assim longo e licoroso, com o caráter dos barris persistindo no retrogosto. "Drinkability" naturalmente baixa.

O resultado é uma bebida a ser sorvida sem pressa, à exemplo de sua concepção. Isso sim pode ser chamado de cerveja especial.

Detalhes

Degustada em
13/Dezembro/2019
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Wbeer
Preço
R$ 30,95
Struise Rio Reserva (2011)
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se