Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.4 80
Bélgica
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
07 de Setembro de 2008 32519
(Atualizado: 05 de Junho de 2011)
Avaliação Geral
 
4.7
Aroma
 
10/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
10/10
Safra 2008, portanto com 3 anos de guarda, ansiosamente preparada para degustação.

Ela possui uma aparência muito bonita, com uma coloração escura, opaca, avermelhada (cor mogno, quase preta). Também forma uma camada média de espuma bege, cremosa e não muito espessa, porém persistente (uma película sobre a bebida), que deixou bastante lacing na taça da Gouden Carolus.

Seu aroma é saboroso, diversificado e desprende facilmente. Difícil de descrever pela alta complexidade, mas, tentando listar tudo, tem-se café/torrefação, madeira, chocolate, cappuccino, baunílha, licor/vinho do Porto, frutas secas, passas, ameixas, figos, frutas vermelhas, cerejas, amoras/framboesas, morangos. Há sensações de condimentos como açúcar mascavo, cravo, canela. Sensacional miríade de notas!!! Volatiza um pouco de álcool, mas nada destoante. Fermento belga também pode ser notado. Para o estilo, me pareceu extremamente harmoniosa e especial. Me lembrou muito um Cabernet Sauvignon.

Paladar bastante doce, mas do que o esperado, sendo até xaroposa. Aliás essa é uma das cervejas mais doces que já provei. Sente-se no gole muitos dos frutados e condimentados percebidos no aroma: algo bem notável de trufas, frutas vermelhas e Porto, além de pontadas de canela, pimenta e álcool. Retrogosto prolongado, adocicado, sem secura, remetendo a baunílha, chocolate/café/cappuccino, amadeirado, condimentados picantes diversos. Corpo denso e licoroso, principalmente ao final do gole; mas não aveludado. Carbonatação média, precisa para o estilo. Álcool forte e perceptível, mas coadjuvante nesse rótulo tão complexo. Drinkability média, limitada pelo teor alcóolico e pelo caráter doce e intenso.

Essa Cuvee Van de Keizer é uma cerveja que sempre chamou minha atenção. Seja pelo rótulo elegante, seja pelos comentários que li a respeito. Tentei não criar expectativas e provar ela da forma mais isenta possível. Depois disso tudo, ela ainda conseguiu me surpreender. Possui um caráter extremamente doce e complexo, além de um dos melhores retrogostos que já provei (deliciosamente achocolatado). Cerveja top, quase um licor ou um vinho. Espetacular!!! Me faz ter vontade de colecionar todas as safras possíveis.

Detalhes

Degustada em
04/Junho/2011
Envasamento
Volume em ml
750 ml
Onde comprou
Nono Bier
Preço
R$54
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se