Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.1 5
Bélgica
Pedro Bianchi
Pedro Bianchi
28 de Janeiro de 2012 2035
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
10/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
Esta India Pale Ale surgiu de um desafio de Menno Olivier, proprietário da cervejaria De Molen a cervejaria De Struise, para que eles criassem uma receita semelhante a Vuur & Vlam, India Pale Ale da cervejaria holandesa. Sinceramente ainda não tive a chance de provar a cerveja da De Molen, mas posso dizer que a Ignis é uma das melhores (se não a melhor) American IPA que já tive a chance de provar. Possui um perfil intenso, obviamente com lúpulos de caráter cítrico em destaque, mas um equilíbrio praticamente perfeito.
No pintzinho apresentou colooração âmbar com nuances avermelhadas e pouca translucidez. Seu creme se formou com muita facilidade, apresentrando coloração bege e uma forte resistência em permanecer sobre o líquido, marcando toda a lateral do copo durante a lenta queda.
Os aromas cítricos, das varietais americanas infestam o ambiente, trazendo lembranças vívidas de grapefruit além de toques mais rústicos de pinho, um fresco herbal que lembra capim-limão e um sutil apimentado. Os maltes estão ali, como plano de fundo, mas sem deixar-se encobrir, trazendo uma complexidade vasta, remetendo a caramelo, nozes, açúcar mascavo, e ainda um fundinho de canela.
Para o que se espera de uma IPA americana, a Ignis surpreende por trazer bastante da doçura dos maltes e um amargor moderado, fresco e pouco poluído. Tons salgados se confundem com os aromas amadeirados e herbais e há uma acidez gostosa que aumenta a refrescância. Graças a robusta presença dos maltes, traz um corpo médio para alto, além de uma carbonatação moderada.
Assim que as IPA americanas me agradam. Acho delícioso quando consegue-se trazer um amargor destacado, mas de maneira limpa e uma doçura residual mais intensa para equilibrar o conjunto. Difícil falar de alguma cerveja da De Struise que não esteja acima da média. Belgas que fazem cervejas de sangue americano, muitas vezes melhores que as dos próprios.

Detalhes

Degustada em
15/Outubro/2011
Envasamento
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se