Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.9 86
Duchesse.jpg
Bélgica
Best Beers
Best Beers
02 de Setembro de 2008 31948
(Atualizado: 24 de Dezembro de 2017)
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Cerveja de fermentação mista, envolvendo a inoculação de leveduras e bactérias. Além disso, passa por maturação em tanques de carvalho, de modo que os microrganismos que ali habitam, junto aos taninos da madeira, terminem de moldar seu caráter. Cada garrafa é composta por um blend de lotes com 8 e 18 meses de maturação.

O rótulo é uma homenagem à Maria de Valois, nascida em 1457 nos arredores de Bruxelas. Aos vinte anos, ela viria a ser duquesa da Borgonha (uma região hoje restrita ao território francês, mas que na época também incluía os territórios belgas de Artois, Flandres e Brabante). Sua figura se tornou célebre pela coragem de expulsar os franceses, impedindo que o rei Luís XI anexasse aquelas terras à França.

Líquido castanho translúcido. Contra a luz, revela tons avermelhados. O colarinho é bege, de bolhas pequenas, média formação e alta retenção. Na taça, observa-se o 'belgian lace'.

O aroma destaca notas amadeiradas que muito se assemelham àquelas encontradas num bom "tawny" do Porto. Malte tostado, açúcar caramelizado, cereja e vinagre balsâmico acomodam-se ao fundo.

Na boca tem corpo médio/alto, carbonatação frisante e textura sedosa. A acidez é pronunciada, trazendo novamente lembranças de vinagre balsâmico e cereja. Toques salgados e certa lembrança de Biotônico Fontoura também aparecem. O final é azedinho, levemente frutado e vínico. Nuances de shoyu e madeira surgem no retrogosto.

Uma de minhas cervejas favoritas. Se pudesse, faria um estoque.

Detalhes

Degustada em
24/Abril/2013
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Submarino
Preço
R$21,90
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se