Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.6 122
Bélgica
Ricardo Bertolini
Ricardo Bertolini
11 de Maio de 2011 22764
Avaliação Geral
 
3.8
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
A Liefmans Fruitesse se trata de uma lambic-fruit, ou seja, cerveja de alta fermentação feita a partir de fermentação espontânea (sem adição de fermento) à base de trigo e malte de cevada em que as bactérias e microorganismos presentes no ambiente se encarregam de fazer o resto, surgindo assim uma Lambic. Na fase de maturação se adiciona fruta (no caso um mix de cerejas, morangos, mirtilos, framboesas e frutos do sabugueiro) passando a ser uma Lambic-fruit. No estilo predomina o aroma da fruta, assim como no sabor a mesma se evidencia com intensidade. Possuem pouco adocicado e não se prestam à guarda. O lúpulo usado é envelhecido e se presta à conservação e não para conferir amargor. É estilo nativo da região de Bruxelas na Bélgica e as frutas mais comumente usadas são cerejas e framboesas, mas atualmente a variedade empregada aumentou bastante tais como pêssego, morango, damasco, cassis, ameixas etc.

É produzida pela Cervejaria Liefmans, instalada na cidade de Oudenaarde (região central da Bélgica). A história da cervejaria remonta ao ano de sua fundação em 1679 e atualmente pertente à Cervejaria Duvel. A Liefmans produz várias cervejas nos estilos lambic, lambic-fruit, fruit beer, belgian ale, sour etc, destacando-se os rótulos Goudenband, Frambozenbier, Cuvée Brut, Oud Bruin etc.

A simpática garrafinha de 250ml (também há de 750ml) tem sua tampa e rótulo nas coloraçóes branca e vermelha e este vem ilustrado por uma cereja, um morango, uma framboesa etc.

Vertida na taça revelou um líquido de belíssima apresentação com coloração avermelhado claro, translúcido, com espuma rosada, de médias formação, consistência e persistência. Perlage (bolhas) perceptível.

O aroma se mostrou intensamente frutado e um pouco ácido, tendo apresentando proeminentes notas de cereja em calda, morango, framboesa, caramelo e um toque de marzipã; nenhum lúpulo ou álcool.

O sabor se mostra frutado, ostenta boa complexidade e equilíbrio e se apresenta levemente avinagrado. Percebe-se nitidamente notas maltadas que denotam um agradável adocicado, além de reminiscências das frutas percebidas no olfato e lúpulo praticamente imperceptível. A carbonatação é média/alta e o corpo é leve. O final é um pouquinho amargo e seco; o retrogosto é ácido. O álcool de 4,5% ABV não se percebe e lembra um frisante. Boa drinkability!

Conjunto agradável e refrescante, degustação prazerosa. Esta cerveja representa bem o tradicional e selvagem estilo e dele não devemos esperar um aroma enebriante e um sabor do outro mundo. A cerveja é simples, mas é saborosa e vale a pena ter na adega.

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
15/Junho/2013
Envasamento
Volume em ml
250 ml
Onde comprou
www.clubedomalte.com.br
Preço
R$ 12,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se