Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.7 10
Bélgica
Pedro Bianchi
Pedro Bianchi
05 de Agosto de 2012 2869
(Atualizado: 30 de Novembro de 2013)
Avaliação Geral
 
4.0
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
A saga da cervejaria "Malheur" (que significa "infortúnio" em francês) começa em 1773, quando Balthazar De Landtsheer, antepassado dos atuais proprietários, montou uma cervejaria chamada “De Halve Maan”. O negócio foi herdado por seu filho e depois passado para o seu neto que em 1839 mudou o nome da cervejaria para "Brewery De Zon", ou "Cervejaria do Sol" - nascendo aí o alaranjado forte que se tornou símbolo da marca.

Durante a Primeira Guerra, as atividades da cervejaria foram interrompidas pela primeira vez.

Pouco antes da segunda guerra, o poço que fornecia água acabou sendo contaminado por nitratos, impedindo assim a produção de cerveja própria. Com isso, a cervejaria passou apenas a engarrafar e vender cervejas de outros produtores, estabelecendo parcerias com conterrâneos da "Westmalle", "Mechelen brewery Lamot" (extinta) e importando dos tchecos a "Pilsner Urquell". Após mais um interrupção no período da Segunda Guerra, a família De Landtsheer seguiu as décadas seguintes trabalhando no universo cervejeiro através do plantio e secagem de lúpulos, porém nunca se dedicando à produção de bebida propriamente dita. Com a morte de Adolf De Landtsheer em 1991, seu filho Manu De Landtsheer voltou a alimentar o sonho de reativar a cervejaria.

Finalmente em 1997 o sonho se tornou realidade. Instalada na cidade belga de Buggenhout sob o nome de "De Landtsheer" (mais tarde, "Malheur"), uma nova fábrica da família De Landtsheer foi construída, permanecendo ativa até os dias de hoje com suas notáveis cervejas.

Líquido dourado e translúcido que forma colarinho branco mediano, cremoso e duradouro - deixando ao redor da taça marcas que simulam uma fina renda.

Perfumado, o aroma revela inebriante caráter cítrico e floral, remetendo à lima, limão siciliano e flor de limoeiro. Suave traço de malte, pitadas de especiarias e leveduras belgas surgem de maneira mais discreta, como bons coadjuvantes.

Na boca apresenta corpo médio/baixo com elevada carbonatação e surpreendente sensação refrescante. O paladar essencialmente cítrico traz novamente reminiscências de laranja lima, flor de limoeiro e limão siciliano. Suave dulçor de malte acompanha toques de levedura, com amargor contido e singela acidez. O final seco, levemente fenólico e lupulado deixa na boca uma agradável sensação de limpeza.

Cerveja "leve" para os padrões belgas, muito oportuna até mesmo para o verão brasileiro.

Detalhes

Degustada em
29/Novembro/2013
Envasamento
Volume em ml
250 ml
Onde comprou
Empório Alto dos Pinheiros, São Paulo - SP
Preço
R$ 8,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se