Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.1 17
Fantome.jpg
Bélgica
Best Beers
Best Beers
04 de Setembro de 2008 10677
(Atualizado: 02 de Julho de 2014)
Avaliação Geral
 
4.4
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
A "Fantôme" é uma daquelas cervejarias artesanais que os nerds de cerveja amam idolatrar, sendo muito mais conhecida por "beer geeks" ao redor do mundo (principalmente nos Estados Unidos) do que em seu próprio país. Localizada na região belga conhecida como Valônia, é na comunidade de Soy que fica a pequena cervejaria fundada em 1988 por Dany Prignon. Batizada de "Fantôme", a cervejaria faz referência a lenda de que o fantasma da Condessa Berthe de La Roche ainda hoje pode ser visto rondando as ruínas de seu castelo na cidade próxima de La Roche-en-Ardenne. Curiosamente a "Fantôme"produz apenas cervejas do estilo 'Saison', sendo sua especialidade desenvolver dezenas de variações deste tipo de "Farmhouse Ale". Sua produção é bastante limitada com lotes de 750 litros de cada receita.

O rótulo "Fantôme" é a primeira cerveja criada por Dany Prignon, sendo o mais clássico da cervejaria. Não-filtrado e nem pasteurizado, acumula espessa camada de sedimentos no fundo da garrafa.

Líquido translúcido de coloração amarela escura e considerável turbidez. Vertido na taça forma abundante creme branco, fofo e consistente que permanece firme durante toda a degustação. Incrível!

Aroma extremamente esterificado, pontuado por notas florais e frutadas remetendo à pêssego, damasco, abacaxi maduro, calda de morango com chantilly e atemoia. Há também forte traço medicinal que chega até a incomodar por lembrar demais xarope pra tosse. Reminiscências de especiarias como baunilha e pimenta branca se expressam num plano subjacente. Tudo muito bom, mas confesso que esperava mais.

De corpo médio, textura cremosa e intensa carbonatação, surpreende ao primeiro gole devido a sua enorme complexidade que mistura sabores doces, frutados, ácidos, amargos e condimentados - um espetáculo. Sugestão de frutas pouco comuns como abiu, seriguela e graviola proporcionam moderado dulçor que vem logo seguido por um azedinho gostoso. A sensação de ésteres é talvez uma das mais fortes que já me deparei em uma degustação com uma impressionante pegada de frutas maduras que em alguns momentos remete até mesmo à jaca e morangos quase passados. O final segue nessa toada ácida/frutada, acompanhado ainda por toques condimentados e significativo amargor tânico, ligeiramente adstringente. Notas de pimentão, canela e baunilha estendem-se até o retrogosto de moderada persistência. Bem contextualizado, o álcool passa com muito discrição - atropelado que é por tantos outros elementos salientes no conjunto. Densa, porém ainda relativamente refrescante, possui média 'drinkability'.

Uma cerveja superlativa, absolutamente complexa e cheia de personalidade. Sem sombra de dúvidas, todo aquele burburinho que cerca a mítica Brasserie Fantôme realmente se justifica. Um produto diferenciado, nada menos do que sensacional.

Detalhes

Degustada em
02/Julho/2014
Envasamento
Volume em ml
750 ml
Onde comprou
Beeronline
Preço
R$ 65,60 + frete
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se