Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.2 51
Bélgica
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
07 de Setembro de 2008 9150
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Essa Gouden Carolus Noël é a edição Dark Strong Ale de Natal da cervejaria belga Het Anker. Guardei essa belezinha por quase 5 anos e degustei ela já passados 3 anos de sua validade. Já tinha tomado a versão on tap dela. Mas dessa vez, busquei explorar ao máximo sua capacidade de envelhecer e evoluir em guarda, como um experimento pessoal mesmo.

Na taça (Goblet da marca), ela exibe um elegante visual, rebuscado. Sua coloração é bem escura e avermelhada, um marrom escuro bastante intenso, cor de madeira. Cerveja densa, opaca, com poucos veios de efervescência e muito sedimento ao final da garrafa. Formou um creme bem curto, ralo, de cor clara, fugaz e que dissipou com muitíssima rapidez, sumindo da superfície, acredito até que pelo tempo de guarda. Lacing, claro, praticamente inexistente.

Aroma bastante potente e diversificado, trazendo à tona muito de muito: tons tostados, calor alcoólico e ésteres mais sofisticados. Muitíssima sensação frutada que oscila entre frutas escuras e vermelhas: ameixas, passas, figos, romãs, (muitas) cerejas, morangos, berries em geral. Lembra licor ou vinho do Porto, até pela volatização do álcool (característica vinosa). Caráter de torrefação delicado, remetendo a casca de pão, caramelo, nozes/castanhas, toffee e chocolate. Fenóis temperados de açúcar mascavo, canela e leve anis complementam um caráter já bastante variado e congestionado. Complexidade realmente volumosa e desconcertante. Zero off-flavors. Buquê absurdo!!!

Na boca, seu paladar é extremamente rico, uma bomba de sensações. Início doce e ácido, com intensa sensação de uvas, nozes, cerejas em calda e frutas vermelhas variadas, como no aroma. Doçura impecável, intensa, com o malte caramelizado e queimado funcionando apenas como base e conferindo um pouco (bem pouco) de amargo e defumado. Final ainda muito frutado, porém mais denso, quente e condimentado (mascavo, canela, cardamomo e baunilha). Evolui muito com o aumento da temperatura, ficando mais seca, mais condimentada, com mais cereja, mas menos frutados variados. Retrogosto estupidamente saboroso e marcante, muito duradouro, remetendo a defumação, toffee, chocolate, café e canela/noz moscada. Cerveja de corpo além do sedoso, levemente licoroso. Carbonatação média/baixa, com um fio de crocância na língua. Álcool intenso e perceptível em alguns momentos (picância alcoólica na língua, quentura no geral). Drinkability boa, porém bastante limitada pois é uma cerveja complexa e pesada. Tomar a garrafa inteira acaba enjoando um pouco. Ótima Sipping Beer. Ótima para dividir.

Meus parabéns!!! Que primor!!! Cerveja perfeita para o contexto natalino, combinando perfeitamente com a ocasião e com grande parte dos pratos dedicados a esse dia. Conjunto extremamente rico em algumas das características mais belgas: ésteres/frutados e fenóis/condimentos. Quase uma Cuvee Van De Keizer Blauw, porém com mais cereja e mais canela/mascavo. Não deve nada à grande maioria das BDSA do mercado. Se for para forçar a barra e encontrar algum ponto negativo, daria para citar o teor alcoólico um pouco acima do desejável. Mas isso nem chega a incomodar tanto assim. É, definitivamente, um rótulo para celebrar e para se ter um guarda para ocasião especial. Extremamente recomendada!!!

Detalhes

Degustada em
25/Dezembro/2014
Envasamento
Volume em ml
750 ml
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se