Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.9 86
Duchesse.jpg
Bélgica
Best Beers
Best Beers
02 de Setembro de 2008 31942
Avaliação Geral
 
4.0
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Duchesse de Bourgogne, uma das mais icônicas Flanders Red Ale/Sour Red. Servida em taça Tulip, ela exibe um visual robusto. Sua coloração é marrom-escura, quase negra, porém traz reflexos rubis, avermelhados. Escura como é, não exibe sedimentos ou translucidez, mas é possível observar alguns veios de efervescência na lateral. Formou uma camada média/baixa de espuma bege clara, com minúsculas bolhas, mas que assentou rapidamente, deixando restar uma película sobre o líquido. Deixa pouco lacing aderido.

Belo buquê. Muito rústico e avinagrado. Extremamente saboroso. Carrega notas variadas de levedura/Brettanomyces, couro, muito vinagre e balsâmico, ameixas, passas, uvas, figos, cerejas, berries variadas, maçãs, leve defumação e torra, algo de toffee, chocolate, barril e madeira, com condimentos de canela, açúcar mascavo, cravo e baunilha. Complexidade bastante elevada e sofisticada, com muita sensação acética e vinosa. Sem defeitos. Profunda e absoluta.

Na boca, a sensação "sour" continua muito elevada, com um adocicado frutado de fundo (muita cereja, groselha, cranberries, romãs). Complexidade ainda muito elevada, com altíssima sensação Brett da levedura. Condimentos de canela e noz moscada. Não há equilíbrio; o gole é (claro!) bastante ácido, selvagem e rudimentar. Para os não iniciados, remete fácil a uma cidra tipicamente britânica, porém mais torrada. Retrogosto inicia ácido mas curiosamente teima na garganta de maneira defumada e seca, com notas sensíveis de barril, torra, café/chocolate, frutas secas, levedura. Cerveja de corpo médio, sedoso, com textura macia. Carbonatação mediana, com uma crocância intermediária, que corta um pouco da acidez. Álcool muito bem encaixado e discreto. Drinkability entre média e boa. A cerveja é rica em notas, com caráter muito abrupto e ácido. É difícil para quem não está acostumado. Mas funciona de forma magistral como uma Sipping Beer. Excelente porta de entrada para as Sour Ale.

A fama e a aura que existem em torno da Duchesse de Bourgogne não são à toa. Aroma estupendo e complexo. Gole bruto e profundo. Senti falta de mais torra. Também fica uma sensação agridoce no final da língua e do gole, que arranham um pouco. No mais, é uma Flanders Red Ale referência. Se não é um estilo fácil de beber em quantidade, ao menos ela compensa com um caráter pungente e uma grande riqueza de notas. Absolutamente recomendada pois trata-se de um universo totalmente novo.

Detalhes

Degustada em
21/Abril/2015
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se