Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.4 9
Bélgica
Odimi Toge
Odimi Toge
16 de Maio de 2015 2340
(Atualizado: 16 de Maio de 2015)
Avaliação Geral
 
3.5
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
14/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
6/10
A "Van Honsebrouck" é uma cervejaria familiar belga nascida em 1865 na cidade de Ingelmunster. Originalmente denominada "Sint-Jozef Brewery", ela está hoje sob o comando da 5ª geração da família Van Honsebrouck.

Apesar do rótulo afirmar se tratar de uma 'Gueuze', acaba sendo mais apropriado classificá-la como uma 'Lambic Faro'. Isso porque sua composição inclui açúcar e adoçante (stévia). De qualquer maneira, o produto final resulta de um 'blend' entre 'lambics' jovens e velhas.

*A unidade degustada venceu há quase dois meses.

Líquido cor de cobre translúcido com alguma turbidez. No copo exibe espuma bege de baixa formação e média duração.

O aroma apresenta intenso toque animal proveniente da levedura 'Brettanomyces' que se desdobra em notas de couro, manto de cavalo, leve baunilha e especiarias. Forte traço de malte açucarado emerge em paralelo, sufocando a plena expressão dos ácidos láticos e acéticos. Agradável frutado ecoa em segundo plano com ares de maçã e araçá bem maduros. Muito bom!

Infelizmente, a boa complexidade do aroma não se confirma no paladar. De corpo baixo-médio e carbonatação amena, seu sabor acaba saturado pelo forte traço de açúcar e caramelo com claros sinais de oxidação. Isso não a deixa tão doce, mas acaba ofuscando as notas de couro e especiarias que padecem frente aos sinais metálicos. O final segue levemente ácido e terroso com reminiscências de açúcar e ferrugem. Ligeiro gosto de adoçante assombra o 'aftertaste'. 'Drinkability' mediana.

Certamente a tardia validade do exemplar prejudicou o conjunto visto o baixo potencial de guarda de lambics açucaradas. Mesmo assim a degustação foi prazerosa e creio que vale a pena conhecê-la.

Detalhes

Degustada em
15/Maio/2015
Envasamento
Volume em ml
375 ml
Onde comprou
Stand Armazém do Nono, Festival Brasileiro da Cerveja, Blumenau - SC
Preço
R$ 10,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se