Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.2 2
Brasil
Odimi Toge
Odimi Toge
01 de Outubro de 2015 2435
(Atualizado: 01 de Outubro de 2015)
Avaliação Geral
 
3.4
Aroma
 
6/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
13/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
Localizada em Londrina (PR), a "Mocó 49" é uma jovem cervejaria "cigana" encabeçada pelos sócios Matheus Merp (engenheiro agrônomo) e Stefan Ropke Riepen (designer, ex- proprietário de bares). Os amigos - que dividem um apartamento (apelidado de "mocó") num prédio de número 49 - se iniciaram como 'homebrewers' em 2014 após um deles ter ido ao "Festival Brasileiro da Cerveja"de Blumenau (SC) e retornado com a ideia.

Apesar da trajetória curta, a cervejaria foi rápida em causar certo barulho, disponibilizando suas limitadas produções caseiras para a degustação pública e participando de eventos locais. A aceitação parece ter sido tão boa que já em 2015 a "Mocó 49" se tornou uma empresa. O modelo seguido para produzir em escala comercial é o de 'contract brewing', no qual se aluga a fábrica de uma outra cervejaria para executar as receitas autorais.

LUA SANGRENTA

O rótulo, produzido sob contrato na cervejaria "Landbier" em Presidente Prudente (SP), propõe uma 'American Red Ale' feita com malte de cevada, aveia e amargor de 38 IBU.

A inspiração para o nome vem de um tipo de eclipse conhecido como "Lua de Sangue", em que o satélite natural da Terra parecer ficar avermelhado. Na primeira vez que a receita foi brassada era noite e o fenômeno ocorria.

Líquido translúcido de coloração rubro-acobreada. No copo forma dois dedos de colarinho bege claro de longa permanência.

No nariz, suave traço de malte tostados/caramelizado acompanha uma brisa tênue de lúpulo. Notas esparsas de 'grapefruit' e uma inusitada lembrança de pimenta preta surgem em paralelo.

O paladar traz sólida presença de malte tostado e leve caramelo, proporcionando uma doçura discreta frente o amargor moderado. Nuances cítricas/herbáceas de lúpulo reverberam ecos de grama, 'grapefruit' e sutil condimentado. Ligeiro traço de diacetil permeia o final equilibrado, tostado, com suave sensação amanteigada colorindo o retrogosto. De corpo médio e carbonatação intermediária, tem excelente 'drinkability'.

Cerveja bastante simpática, agradável e fácil de tomar. Entretanto, não espere aquela típica pegada americana, já que o perfil geral se aproxima mais da parcimônia inglesa. De qualquer maneira, uma boa pedida!

PS: Minha sugestão a cervejaria seria remover o termo "49" e manter apenas o nome "Mocó". A sonoridade assim ficaria mais forte e creio que também facilitaria a identificação da marca.

Detalhes

Degustada em
30/Setembro/2015
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
Cortesia
Preço
Cortesia
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se