Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.0 14
Hot
Brasil
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
25 de Outubro de 2008 10677
(Atualizado: 07 de Outubro de 2015)
Avaliação Geral
 
4.0
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Mesmo sendo bastante jovem, a cervejaria "Tupiniquim", de Porto Alegre (RS), conseguiu acumular uma bagagem digna de experientes. Afinal, com pouco mais de dois anos de existência, ela lançou uma série de rótulos, se consolidou no mercado e ganhou muitos prêmios. Além disso, tem sido casa de diversas cervejarias "ciganas" produzindo rótulos de nomes importantes como as estrangeiras "Stillwater" e "Evil Twin". Outro ponto que caracteriza sua breve e profícua trajetória é a participação em inúmeras cervejas colaborativas, incluindo parceiros locais e internacionais.

THOR

A "Botto Bier" é uma cervejaria carioca comandada pelo mestre e consultor cervejeiro, Leonardo Botto. Vencedor de muitos prêmios (incluindo a primeira edição do concurso "Mestre Cervejeiro Eisenbahn") "Botto" é hoje um dos nomes mais respeitados da cena artesanal, criando receitas para outras cervejarias (inclusive algumas da Tupiniquim) e ministrando cursos sobre produção. Em 2013 inaugurou seu próprio bar no Rio de Janeiro onde serve, entre outras coisas, cervejas da "Botto Bier".

Seguindo a lógica colaborativa, a "Tupiniquim" trouxe para o inverno 2015 uma 'Doppelbock' de tiragem limitada com receita previamente lançada pela "Botto Bier". O nome, inspirado na mitologia nórdica, brinca com um dos contos envolvendo a figura de "Thor", no qual ele teria roubado um caldeirão pra fazer cerveja e empreendido fuga numa carruagem puxada por dois bodes. Assim, como "doppelbock" significa "dois bodes" (em alemão), o rótulo faz piada colocando a caricatura de Leonardo Botto na pele de Thor enquanto dirige a tal carruagem. A receita utiliza cinco tipos de malte de cevada e três variedades de lúpulo alemão.

De coloração marrom avermelhada, forma um dedo de colarinho bege de média duração.

Aroma maltado com traços de tosta e profunda caramelização. Reminiscências de toffee, bala de leite, açúcar queimado e marrom glacê surgem em meio a leve condimentado de lúpulos nobres.

O sabor ressalta a força dos maltes tostados/caramelizados, desdobrando-se em notas de açúcar queimado, toffee e castanhas na brasa. Ainda que se perceba certa doçura, ela sucumbe rapidamente frente um amargor firme de torra e lúpulo. Considerável calor alcoólico enseja um final ao mesmo tempo maltado, amargo, tostado e condimentado. Moderado traço de torrefação sustenta o retrogosto. Encorpada, porém pouco carbonatada, tem 'drinkability' mediana.

Interpretação parruda do estilo - menos doce, mais amarga e torrada. Recomendo!






Detalhes

Degustada em
04/Outubro/2015
Envasamento
Volume em ml
310 ml
Onde comprou
Doctor Beer, Marília - SP
Preço
R$ 20,90
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se