Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.7 14
Brasil
Eduardo Guimarães  Insta @cervascomedu
Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu
02 de Outubro de 2015 3218
(Atualizado: 23 de Maio de 2016)
Avaliação Geral
 
3.5
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
13/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
Alguns me chamam de chato mas certas coisas não fazem sentido.
Como chamar uma cerveja de Haka e dizer que é Australian Ale em homenagem ao povo Maori?????
Haka é uma dança da guerra do povo Maori habitante da NOVA ZELÂNDIA mundialmente conhecida por ser executada pela seleção de rugby conhecida como All Blacks . Nenhuma relação com AUSTRÁLIA ou com os aborígenes da Austrália. Inclusive existe uma grande rivalidade (no bom sentido) entre os países. Noves fora o erro crasso é uma cerveja interessante.
Na taça um liquido dourado claro, nebuloso e com um creme de média formação e persistência.
No aroma medianamente intenso boas notas frutadas (melão e maracujá) sobre uma base de mel.
Na boca o malte mantem-se suave como também as notas das frutas (melão, maracujá e leve grapefruit) encaminhando para um final seco e com amargor bem limpo. Aftertaste suave mas agradável com notas frutadas.
Corpo leve e carbonatação média. Boa drinkability.
O conjunto não é intenso mas é agradável.

Detalhes

Envasamento
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

1 resultados - mostrando 1 - 1
Ordenar
Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
21 de Outubro de 2015
Conforme conversamos no pvt:

Caro Jota (espero poder te chamar assim). Prazer, sou o Mário (rs) criador da receita da cerveja e que junto com a nossa grande equipe executamos ela (sazonalmente, por hora). Tentei logar no brejas para te responder por lá, mas não consegui, então vai por aqui mesmo por enquanto (depois posto publicamente).

Ficamos felizes com seu review mas, como criador e claro, "pai" com aquele sentimento paterno, não poderia deixar de esclarecer algumas coisas. Vi o seu review, muita gente concorda e em partes concordo também, mas há o que se falar: Segue minha "defesa" (modo de dizer, pois não há qualquer tipo de ofensa nem nada - está mais para uma replica em um debate).

Os Maoris são um povo muito antigo. Inicialmente, em questão geografica devemos dizer que Australia e Nova zelandia é "tudo pra queles lados" e que houve interação do povo com o que seria a austrália sim. Na cultura australiana estão enraizadas três danças: A Haka, a Cibi e a Tau. A Haka ficou famosa pelo time de rugby, mas também é parte da cultura australiana, ainda que remanescente. Esse comentário que maori é neozelandes, seria a mesma coisa que limitarmos os vikings apenas na escandinavia por exemplo. Ignorando seus avanços, interações, misturas, conquistas e história que se espalhou por diversos outros países. E sobre a Haka, seria dizer que muitos contos são da Disney e não dos Irmãos Grimm (guardada as proporções, claro (risos)).

Além disso, um dos pontos de inspiração que eu pudesse entrar em contato com um (pouquíssimo) de conhecimento da tribo Maori, foram algumas falas do professor Luiz Almeida Marins, conhecido como Prof. Marins, um grande antropólogo de curriculum extensão e reputação acadêmica ilibada, que descreve nos seus estudos na AUSTRALIA a grande admiração que foi conviver (NA AUSTRALIA - novamente) com a cultura do povo maori.

Sendo assim, achando oportuno essa carga histórica, colocamos essa personalidade na cerveja. Realmente (acredito que com razão) não nos importando com onde o povo "mais conhecia o Haka" ou seja, o que o tornou apenas mais famoso. Por fim, garanto que a criação (tanto receita, execução quanto personalidade e identidade visual) da cerveja não foi feita "de qualquer jeito", muito pelo contrário, foi pensado, estudado, confirmado, testado, etc, etc e etc. Além, na minha opinião claro, a breja está ótima e todos saem ganhando com isso :)
1 resultados - mostrando 1 - 1
Cadastre-se