Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.5 2
Brasil
Odimi Toge
Odimi Toge
21 de Outubro de 2015 1957
(Atualizado: 21 de Outubro de 2015)
Avaliação Geral
 
3.9
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Localizada em Londrina (PR), a "Mocó 49" é uma jovem cervejaria "cigana" encabeçada pelos sócios Matheus Merp (engenheiro agrônomo) e Stefan Ropke Riepen (designer, ex- proprietário de bares). Os amigos - que dividem um apartamento (apelidado de "mocó") num prédio de número 49 - se iniciaram como 'homebrewers' em 2014 após um deles ter ido ao "Festival Brasileiro da Cerveja"de Blumenau (SC) e retornado com a ideia.

Apesar da trajetória curta, a cervejaria foi rápida em causar certo barulho, disponibilizando suas limitadas produções caseiras para a degustação pública e participando de eventos locais. A aceitação parece ter sido tão boa que já em 2015 a "Mocó 49" se tornou uma empresa. O modelo seguido para produzir em escala comercial é o de 'contract brewing', no qual se aluga a fábrica de uma outra cervejaria para executar as receitas autorais.

OURO VERDE

A concepção do rótulo veio atrelada a um projeto do SEBRAE que estimulou diversos empreendedores locais a lançar produtos relacionados à história de Londrina. Como o café foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento da cidade, a Mocó 49 decidiu utilizá-lo como destaque na elaboração de uma ''Stout' com amargor de 28 IBU.

Um tanto quanto ousada, a receita substitui o tradicional malte torrado pelo café "terrara" moído e torrado num estilo francês. A brassagem contou com a participação de um barista e o café só foi adicionado ao final da fervura sob uma temperatura de 92 Cº. Toda a produção se deu nas dependências da cervejaria "Landbier" em Presidente Prudente (SP).

De coloração marrom escura, exibe média formação de creme bege de longa permanência.

Forte traço de café caracteriza o aroma remetendo a grãos torrados - quase queimados. Notas subjacentes de chocolate amargo, castanhas assadas e lúpulo conferem alguma profundidade.

O sabor acompanha o aroma, com indulgente presença de café em mares de torrefação. Nuances de cinza, chocolate e lúpulo pipocam tímidas em meio ao corpo leve de carbonatação mediana. Intenso amargor de torra enseja um final seco pontuado por uma acidez suave que remete a café verde.

O resultado é uma cerveja bem torrada, amarga, ao mesmo tempo leve e refrescante. Praticamente um café gelado. Se tiver a oportunidade não deixe de prová-la. Delícia!

Detalhes

Degustada em
20/Outubro/2015
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
Cortesia
Preço
Cortesia
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se