Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.7 126
Eisenbahn American IPA (Frosty Bison)
Brasil
Jota Fanchin Queiroz
Jota Fanchin Queiroz
23 de Março de 2014 44654
Avaliação Geral
 
3.6
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
14/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
A Frosty Bison é a versão American IPA lançada pela Eisenbahn. Ela foi a cerveja vencedora do 4º Concurso Mestre Cervejeiro, realizado pela cervejaria em meados de 2013.

Seu visual está dentro do esperado. Cerveja de cor laranja, escura, entre o âmbar e o marrom. Ligeiramente turva, com poucos veios de efervescência e sem sedimentos. Forma uma camada média/baixa de espuma clara, com pequenas bolhas e visível aderência às laterais. Permanência razoável, nada excepcional, assentando em poucos minutos e desaparecendo em outros tantos.

Aroma bem perfumado e saboroso, contundente, trazendo lupulado herbal e frutado. Essencialmente maracujá, grapefruit e um tanto de pinha. Malte caramelado, que remete a casca de pão, cereal, biscoito, frutas cristalizadas, laranja em caldas e levíssima torra. Buquê nem tão pesado e complexo, mas que faz crer em carga direta de lúpulo e em adocicado intenso dos maltes. Levíssimo off-flavor, algo de papelão/oxidação, mas pouco relevante. Com o aumento da temperatura e o sumiço do lúpulo, traz um perfil maior de frutas secas e condimentos, ainda saboroso.

Na boca, trata-se de uma cerveja menos aguda do que o aroma faz crer. Amargor (e um tanto de cítrico) presente em notas menos radicais e mais terrosas. E o malte exibe também um perfil ainda meloso mas mais baseado em torra seca, defumação, madeira e castanhas. Tudo bastante equilibrado e harmonioso, mas que foge do caráter American pretendido. Sensações esparsas de frutado, noz moscada, candi e secura, longe de serem enjoativas. Retrogosto cítrico, seco, defumado, de média duração, remetendo a malte tostado, madeira, herbal/terroso. Cerveja de corpo macio e sedoso, com uma textura que beira o amanteigado. Álcool absolutamente discreto e coadjuvante, como tem que ser. Drinkability bem boa, pois se torna uma IPA muito fácil de beber, não pesada, não enjoativa, quase Session. Isso evidencia sua falta de contundência no paladar.

Rótulo bastante agradável da Eisenbahn, mas pouco destacado. É uma IPA com uma personalidade dúbia entre English IPA e American IPA. Ainda assim, com alguns momentos bacanas como o aroma intenso (de início) e retrogosto e textura bem adequados. Vale para harmonizar mais do que para apreciar isoladamente. Claramente, não é o tipo de estilo pelo qual a Eisenbahn se consagra.

Detalhes

Degustada em
05/Março/2016
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se