Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.4 8
Brasil
Alexandre LC
Alexandre LC
01 de Março de 2016 2768
(Atualizado: 08 de Abril de 2017)
Avaliação Geral
 
4.2
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Mais um rótulo da Bodebrown, cervejaria artesanal de Curitiba (PR) fundada em 2009.

WOOD AGED SERIES

Surgida em 2014, a linha propõe envelhecer rótulos já comercializados pela casa em barris de madeira que foram utilizados anteriormente na produção de bebidas como destilados e vinhos. As tiragens são limitadas e costumam esgotar em pouco tempo.

ATOMGA CHERRY WOOD AGED SERIES 2015

*Garrafa número 1073 de 1700.

Parte da linha "Wood Aged", tem como base a "Atomga" - uma 'Russian Imperial Stout' da linha regular desenvolvida em parceria com os cervejeiros norte-americanos Chris Kirk e Joyce Tyler - ambos com passagem pela renomada cervejaria Great Divide de Denver, no Colorado. Para a composição do rótulo, foi feito um 'blend' de 50% de cerveja envelhecida por 10 meses em barricas de carvalho americano previamente utilizadas por whisky bourbon com 50% da mesma cerveja envelhecida por 10 meses em barricas de carvalho americano previamente utilizadas por vinho tinto da Serra Gaúcha. Uma pequena quantia de cereja, adicionada aos barris no fim da maturação, completou o processo.

O nome "Atomga", por sua vez, faz referência a uma banda de Denver chamada "Atomga Afrobeat Band". Isso porque, durante as viagens que fizeram de van com os americanos pelo Brasil, costumavam ouvir o CD da banda.

Líquido absolutamente negro. Servido, forma uma camada fina e perene de espuma marrom escura.

Aroma proeminente de madeira mofada, passando por traços turfados, vínicos e minerais. Nuances de chocolate amargo, ameixa seca, bala de café e sutil vinagre insinuam-se em segundo plano. Alguma coisa aqui até me lembra aquele cheiro de algas deixadas na orla do mar após a ressaca.

Na boca, chama a atenção uma acidez pungente no início do gole. Ecos de vinagre e cereja azeda precedem notas de vinho tinto, madeira, torrefação e baunilha. Uma doçura caramelada de malte faz contraponto com sugestões de licor de cacau, café e chocolate amargo. Leve frutado, de ameixa seca, pontua em seguida. Álcool relativamente bem inserido. O final é longo, torrado, ao mesmo tempo ácido, salgado e amargo. Distinto gosto de barril e suave cereja marcam o retrogosto. De corpo alto, textura aveludada e carbonatação contida, tem drinkability reduzida.

Cerveja bem interessante. Após quase um ano de garrafa, o que se observa é uma espécie de 'Sour Stout' com madeira, mas sem bourbon.

Detalhes

Degustada em
07/Abril/2017
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
SIte oficial Bodebrown
Preço
R$ 32,90 + frete
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se