Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

Brasil BrejasBrejas 27 de Novembro de 2009 27088
Avaliação Geral 
 
4.0
Aroma 
 
8/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
16/20
Sensação 
 
3/5
Conjunto 
 
8/10
A Petra Stark Bier conquistou o prêmio Brasil Country Winner, no World Beer Awards 2018, na categoria Seasonal. É uma cerveja com um jeitão alemão, puro malte e forte, com 8,2% de teor alcoólico, mas que eu senti certa dificuldade para enquadrar em um estilo dentro dos dois principais guias. Então ficou a questão: que cerveja é essa?

No Untappd, a Petra Stark Bier está classificada como Imperial Pilsner, que para mim, até poderia ser, mas faltava alguma coisa. Aqui no Brejas, está como Premium American Lager, mas achei muito alcoólica pra isso, e até maltada e aromática de mais para isso! Então eu achei que seria interessante saber como a Petra reconhecia essa cerveja, como eles idealizaram que seria a Petra Stark Bier. - E a resposta foi: Heller Doppelbock. - Sim, a Petra Stark Bier é uma Heller Doppelbock!

"Mas Doppelbock não é escura?" - As vezes sim, as vezes não!

Segundo o guia de estilos BJCP, Doppelbock é "uma lager alemã forte, rica e muito maltada que pode ter duas variantes, cerveja claras ou escuras". E acrescenta que "as versões mais escuras são mais complexas, com sabores de malte mais pronunciados enquanto as versões mais claras têm um pouco mais de lúpulo e secura". Pra mim, bateu a descrição com a cerveja. Então vamos ver o que eu achei dessa cerveja?

ANÁLISE SENSORIAL - PETRA STARK BIER

Aparência: A cor é um dourado intenso e profundo, bem brilhante, com espuma abundante, de ótima formação e boa estabilidade.
Aroma: As notas maltadas predominam, trazendo o caramelo, casca de pão, cereais e mel. O lúpulo não aparece, e isso foi um ponto importante para eu não aceitar a descrição de Imperial Pilsner.
Sabor: Ela é bem doce no começo, com notas maltadas de caramelo e mel, para então trazer um amargor para sustentar esse dulçor. Esse amargor é médio e persistente, com corpo médio/alto e carbonatação média.
Retrogosto: O equilíbrio destaca o dulçor, claro, mas o amargor está ali ajudando a não torná-la enjoativa, as notas maltadas voltam e por fim, o aquecimento alcoólico, que poderia ser um pouquinho menor.

O QUE EU ACHEI?

No conjunto da obra, me surpreendi positivamente com a cerveja. Ela é gostosa e bem maltada, mas a sensação alcoólica do retrogosto poderia ser menor para dar mais equilíbrio. Mas esse é um ponto bastante pessoal, talvez você goste dessa sensação, por remeter a uma bebida mais forte. Contudo, ainda que as Doppelbock têm esse aquecimento, eu achei um pouco acima do recomendado. Pode ser uma boa companhia para as noites de meia estação que são mais friazinhas, como as que temos passado.

Veja mais em www.ousejacerveja.com

Detalhes

Degustada em
19/Outubro/2018
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Preço
R$14,90
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 3 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se