Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.3 30
Brasil
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
18 de Junho de 2009 48626
Avaliação Geral
 
4.2
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
8/10
Aberta após 2 anos de guarda, conforme recomendação da Colorado:

Cor é um marrom tão escuro que é praticamente preto. Creme bege bem denso, bonito, mas de média formação e duração, deixando uma camada de uns 5mm que permanece.

Diferente de outros tipos de stouts que já provei, o aroma é bem frutado, lembrando ameixa, uva passa, damasco seco. Sente-se claramente o lúpulo herbal e forte misturado a muito malte torrado (lembrança clara de café gourmet e leve chocolate), dulçor e amadeirado, lembrando vinho do porto. Álcool se mostra bem mais forte quando a cerveja esquenta mais, mas de qualquer forma ele se mescla bem com o dulçor.

No geral, o sabor segue o aroma. Logo ao primeiro gole o lúpulo se mostra forte, com bastante amargor no início. Final é maltado, frutado e doce. Sente-se o torrado e o café (mais pra gourmet), mas quase nada de chocolate. O sabor é mais doce que do que o aroma demonstra. Retrogosto complexo traz dulçor, a torrefação, e deixa forte sensação alcoólica (porém, perfeita para uma vintage). Por ter um IBU elevado, achei que o retrogosto seria muuuuito seco, mas o frutado dá suas caras e ameniza um pouco.

Carbonatação nula ou quase nula. Muito encorpada, aveludada, preenche a boca e tem uma pegada sensacional.

Fantástica!! Complexa do início ao fim! Não tem como negar que é uma vintage com toda sua potência! Apesar de eu esperar menos dulçor e frutado nela, é muito boa cerveja!!!

Detalhes

Degustada em
03/Março/2011
Envasamento
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
Presente
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se