Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.6 12
Brasil
Brejas
Brejas
19 de Maio de 2009 15466
(Atualizado: 10 de Julho de 2011)
Avaliação Geral
 
3.9
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Aqui está a primeira cerveja feia pelo método de congelamento fracionado do Brasil, usado geralmente para a fabricação de Eisbocks. Humberto Ribeiro resolveu inovar e criar a sua versão de Eisbier, com base na Lebenskraft, sua Kolsch, feita duas vezes ao ano: uma em seu aniversário e outra no aniversário de sua esposa.
Tem a mesma coloração dourada, vívida da sua cerveja base, também mostrando uma translucidez relativamente baixa. Seu creme é de coloração branca e formação abundante, textura bem cremosa e queda média, mostrando um desempenho melhor do que a cerveja base, não sei se há alguma relação com o congelamento fracionado.
No aroma se sobrepõem os maltes, remetendo muito a aveia, mel e pão. Os lúpulos não aparecem com tanto frescor quanto na versão original, ainda mantendo um caráter mais cítrico, mas também com uma pegada mais rústicas de lúpulos herbais. Quando ganha temperatura, mostra uma mistura de "azedinho" e adocicado de iogurte e banana.
Os maltes aparecem com potência novamente na boca, lembrando claramente a mel e até um pouco de caramelo. Os lúpulos, novamente também trazem toques cítricos de casca de laranja, mas um amargor bem mais sólido do que na sua cerveja base, deixando um sabor herbáceo duradouro na boca. Outro que vem com mais potência é o álcool, que é levemente perceptível nesta versão. Seu corpo é um pouco mais denso e rico do que a versão inicial, mas continua com a carbonatação intensa.
Ótima escolha provar uma seguida da outra. Mostrou a diferença grande entre a Lebenskraft e a mesma depois do processo de congelamento parcial. Sinceramente não tenho muita familiaridade ou experiência com cervejas que se utilizam desta técnica, mas comparando com a única Eisbier que bebi (no caso a Aventinus Eisbock) a Eisbier mineira mostrou muito mais diferença entre cerveja base e pós congelamento do que a alemã. Meus parabéns ao Humberto, que não tem medo de arriscar em novas técnicas ou ingredientes e faz belíssimas crias.

Detalhes

Degustada em
10/Julho/2011
Envasamento
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se