Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.3 11
Brasil
Henrique Lopes
Henrique Lopes
09 de Julho de 2011 7151
(Atualizado: 24 de Julho de 2011)
Avaliação Geral
 
4.3
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
Da busca que os cervejeiros brasileiros tem feito nos últimos anos para criar cervejas, estilos e até uma escola tipicamente nacional, surge o concurso da AcervA - MG, para criar um estilo genuinamente mineiro. Lendo alguns blogs por aí, vi que algumas propostas bem interessantes apareceram, mas a vencedora foi esta cerveja criada pelo senhor Humberto Ribeiro Mendes Neto. Trata-se de uma cerveja potente, marcante, com adição de doce de leite e infusão de folhas verdes secas de Lippia Alba.
Os cuidados especialíssimos começam pela garrafa, que traz estampada no rótulo como sempre a cadelinha Nina, desta fez na coloração dourada. Destaque também pela caixinha em que é vendida a garrafa e o doce de leite que está penduradinho no gargalo. Sensacional!
Na taça mostra uma coloração avermelhado que faz um belo degradê até tons alaranjados, trazendo uma translucidez mediana. Seu creme tem formação generosa, de coloração bege e textura cremosa que vai deixando uma bela renda nas laterais da taça, durante a queda razoavelmente lenta.
O aroma não deixa dúvidas da adição de especiarias, trazendo em destaque os potentes aromas de doce de leite e os toques das folhas, que dão um toque mentolado e fresco. Há um toque azedinho de fermento e limão, que contrastam com o adocicado de maltes caramelados e uma esterificação que traz aromas de maçã e abacaxi. Quando esquenta ainda traz aromas de madeira queimada, graças a brassagem feitas na lenha.
Esse defumado acaba se destacando muito mais na boca, lembrando até uma Rauchbier, com potentes notas de madeira queimada e até leves tons de carne defumada. Em contraste a esse toque salgado, há uma doçura dos maltes que remetem a mel, caramelo e o doce de leite vindo da adição do próprio. Há um leve frutado de ameixas em segundo plano, com a acidez acompanhando. Ao final um amargor herbáceo e um frescor mentolado e um picante de pimenta-do-reino. A sensação alcoólica é baixíssima, nem perto dos 10% de álcool e a cerveja chega a ser até refrescante, graças a adição das ervas. Possui um corpo robusto e uma média carbonatação.
É interessante como a cerveja une características como a acidez, salgado e doçura de maneira tão harmoniosa. O álcool também merece grande destaque, já que tem sensação praticamente inexistente mesmo com os 10% de álcool. Meus parabéns ao Humberto que criou uma das melhores cervejas nacionais que já tive a chance de provar.

Detalhes

Envasamento
Volume em ml
600 ml
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se