Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.7 6
Brasil
Cassio Bertelli de Faria
Cassio Bertelli de Faria
25 de Junho de 2011 2977
Avaliação Geral
 
3.5
Aroma
 
6/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
14/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
Aparência: preta, opaca.
Espuma: bege, aerada, boa formação, média sustentação, com marcas nas laterais.
Aroma: maltes intensos, médio a baixo tostado, cinzas, pão preto, médios melaço e caramelo, médios madeira e baunilha, lúpulos intensos, médio herbal, terroso, frutado de peras e melão, baixos chocolate e café.
Sabor: maltes de média intensidade, sementes comestíveis, nozes, madeira, doce intenso, frutas secas e escuras (ameixa e uva passa), média tostado, lúpulos herbais, temperados e efervescentes, amargor médio, corpo e carbonatação médios, baixos chocolate e café, fim doce e herbal.

Infelizmente carentes de variadas opções de RIS no mercado muitas vezes temos que apelar às caseiras do estilo, que na base do faça você mesmo investem mais em complexidade e em estilos menos comerciais. A Diefen Imperial Stout vem suprir um pouco dessa (minha) carência, e vai além produzindo variados estilos, sempre Ales, oscilando entre as variadas escolas cervejeiras. Sua RIS apresentou uma cor preta e opaca, mas sem toda a negritude densa de “óleo de motor” característica. Espuma de cor bege claro, aspecto aerado, que teve uma boa criação, porém mediana retenção, contribuindo com bastante “sujeira” nas laterais. Seu aroma evocou, inicialmente, os maltes, com destaque para o médio-baixo torrado e um pouco de cinzas. Bastante pão preto e média acentuação caramelada e de melaço. Médio amadeirado dando sugestão de baunilha. Médio lúpulo herbal carregado de frescor e que a meu ver trouxe uma carga terrosa/frutífera sendo a responsável pelo inusitado frutado de peras e melão (?). Café e chocolate desprenderam-se com lentidão, com baixa intensidade para o estilo. Seu sabor inicia com mediana base maltada exalando as sementes comestíveis, nozes, além de toque amadeirado. Em seguida aparece o adocidado de frutas secas e escuras. Ameixa e uva-passa. Tostado moderado e nenhuma sensação defumada. Lúpulo herbal contribuindo com médio amargor, um toque efervescente e breves notas temperadas. Corpo e carbonatação medianos. Não faria feio se fosse mais encorpado e viscosa. Chocolates e café tímidos, mais evocados (embora ainda não ideais) conforme o esquentar. Seu final é doce, com o herbal perdurando e grudando na gengiva no aftertaste. Uma bela cerveja que mostra mais suas qualidades conforme vai esquentando. Me lembrou a RIS da Bierland, cuja pretensão de ser uma Russian Imperial não é atingida, mas ainda assim não deixa de ser uma boa cerveja.

Detalhes

Degustada em
28/Fevereiro/2012
Envasamento
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
Costi Bebidas
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se