Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.2 3
Brasil
Odimi Toge
Odimi Toge
06 de Novembro de 2012 1949
(Atualizado: 03 de Julho de 2013)
Avaliação Geral
 
3.0
Aroma
 
6/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
12/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
5/10
*As notas antigas foram transferidas para o texto abaixo e na ficha da cerveja fica o registro da segunda avaliação.

Completamente negra, no copo forma espuma marrom abundante de longa persistência.

Contido, o aroma não se desprende com desenvoltura. Notas suaves de malte torrado e chocolate se misturam à nuances que lembram algo de vinagre balsâmico.

De corpo médio e carbonatação atenuada, ao paladar se mostra menos torrada do que se poderia esperar. Suaves notas de caramelo e chocolate sustentam-se na boa interação entre dulçor e amargor, mas um traço significativamente ácido prejudica a plena sintonia. Esta acidez se estica até o final seco e torrado. Já o retrogosto traz um curioso frutado e leve azedume, engendrando algo próximo de uma sensação vínica.

Em relação a degustação anterior, observa-se que as notas de café praticamente desapareceram, tanto do aroma quanto do sabor. O paladar também parece atenuado. A pegada forte de torrefação foi substituída por traços mais achocolatados e a acidez extrema da última vez deu lugar a algo mais sutil, porém ainda excessivo para o estilo. Em alguns momentos, determinados aspectos fizeram lembrar uma "oud bruin", o que é bem estranho para uma stout. Assim, a cerveja melhorou em alguns aspectos, como na estabilidade da espuma e diminuição da acidez, mas perdeu em outros, com o desaparecimento do café e a torrefação atenuada.

Apesar de ter melhorado, ainda cabem ajustes.


DEGUSTAÇÃO ANTERIOR, feita em 17/11/2012 - Exemplar presenteado pelo proprietário no Ristorante Mantovani em Pres. Prudente.

Líquido completamente negro e opaco. Creme marrom de média formação e duração.

Aroma forte de malte torrado e café, permeado por leves notas que remetem a vinagre balsâmico.

Na boca apresenta corpo médio/baixo e alta carbonatação. Inicialmente chama a atenção a elevada acidez que assola o paladar e provoca salivação já no primeiro gole. O sabor é seco com presença de malte extremamente torrado seguido por toques de café e carvão. O final é longo, ácido, salgado e "urticante". Retrogosto persiste por bom tempo na boca, reverberando notas de café e intensa torrefação.

No geral demostrou certo desiquilíbrio, principalmente no sabor que se revelou excessivamente ácido e prejudicou o conjunto. É possível que a explicação para isso seja um suposto comprometimento do exemplar degustado, sobretudo após eu o ter transportado e armazenado no decorrer de dias quentes e com alta variação de temperatura. De qualquer maneira, hoje ele não agradou e só uma segunda avaliação poderá consolidar ou modificar essas primeiras impressões.

Avaliação Geral 2.5
Aroma 6/10
Aparência 3/5
Sabor 10/20
Sensação 2/5
Conjunto 4/10

Detalhes

Degustada em
03/Julho/2013
Envasamento
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
Estande Landibier na Brasil Brau 2013
Preço
presente
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se