Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.2 11
munichdunkel.jpg
Brasil
Anderson Cesari
Anderson Cesari
20 de Novembro de 2013 1986
Avaliação Geral
 
3.7
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
8/10
Esta Wensky é do estilo Munich/Dunkel (do alemão: escuro/Munique). Tal estilo tem suas origens atreladas à circunstância de que a água utilizada para o fabrico cervejeiro no século XIX na Baviera, cuja capital é Munique, tornava as cervejas mais "pesadas" e escuras, sendo estas as habitualmente consumidas ao passo que as claras surgiram tempos depois. É cerveja de baixa fermentação (do alemão lagern significa armazenar). Este termo referia-se ao hábito que se tinha de guardar tais cervejas em locais onde a temperatura era baixa e esta guarda se dava por longos períodos de tempo, antes que fossem consumidas. O perfil é medianamente maltado e sobressaem notas de caramelo, chocolate, panificação, baixo amargor e algum tostado.

É produzida pela Cervejaria Wensky Beer que, na expressão criada pelo compositor João Lopes, é "Bicho do Paraná" assim como este simplório apreciador. Foi fundada em 2008 na cidade de Araucária/PR por Luciano Wengrzinski - descendente de poloneses. Desde criança acompanhou os pais no fabrico das cervejas, pois era uma tradição familiar que vinha dos avós vindos da Polônia. Aliás, no passado a região de Curitiba recebeu muitos imigrantes daquele país. Seguindo padrões alemães de pureza e fabricação a cervejaria produz cervejas especiais de extrema qualidade dentre as quais a Vienna Lager (cerveja revelação do ano de 2012), a Drewna Piwa (Drewna - madeira, Piwa - Cerveja), premiada em 2012 com medalha de Ouro no Brasil e Medalha de Prata na América do Sul pela South Beer Cup. No portfólio ainda figuram a Baltic Porter, a Saci, a Curupira, a Lobisomem, a Pilsen, a Red Weizen, a Chopin e outras.

Lote 06 - validade 05/14. A garrafa é de 600 ml, cor marrom clássico e o rótulo se apresenta nas cores azul e dourado. Em destaque se vislumbra o nome da cervejaria, a expressão 'To Jest Piwo' (isto é cerveja) e gravuras de um pastor alemão, de um pretzel e de um exemplar da arquitetura polonesa. No contra-rótulo menção aos ingredientes, temperatura de serviço, perfil sensorial etc.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração castanha brilhante, medianamente translúcido, com espuma bege de bela formação, volumosa e densa, e de satisfatória duração. Perlage (bolhas) pequeninas e contínuas.

O aroma não é propriamente um deslumbramento, mas é bem agradável podendo-se perceber notas de maltes tostados e ainda caramelo, toffee, chocolate, panificação e sutil lúpulo.

No paladar a cerveja revela boa presença de malte tostado com nuances de panificação, um caramelo mais intenso, toffee, chocolate e um fugaz toque de lúpulo herbal suficiente para rivalizar com o adocicado. O final se mostrou amargo e seco e o retrogosto trouxe uma percepção agridoce, mas não duradoura. O corpo e a carbonatação são médios. O álcool de 6,0% ABV é bem inserido e não agride o paladar. A drinkability é muito boa, cerveja fácil de beber.

Degustação prazerosa, conjunto agradável, harmonioso e tradicional. Bela paranaense representante do estilo alemão.

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
26/Janeiro/2014
Envasamento
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
http://www.emporioveredas.com.br/
Preço
R$ 16,46
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

1 resultados - mostrando 1 - 1
Ordenar
Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
30 de Janeiro de 2014
Bairrismo!
Como fã de suas avaliações, e tendo degustado a breja antontem (do mineirês "antes de ontem") devo adverti-lo que pegou leve. Esse pastor alemão entrega bem menos que promete!
1 resultados - mostrando 1 - 1
Cadastre-se